01 novembro, 2006

E se, de repente, um desconhecido te aborda...

... no meio do centro comercial e te pergunta:
-"É professora?"
- "Sim, sou." - respondi.
- "Deu aulas na EB 2,3 de ...?" - voltou o desconhecido.
- "Dei... há 3 anos."
- "Ahh então foi minha professora!... Não se lembra de mim?!"
Sinceramente, não me lembrava da cara do rapazinho... Bem vestido (ligeiramente betinho), praticamente da minha altura, um sorriso engraçado, simpático e, aparentemente, muito satisfeito por me ter encontrado - uma ex professora dele!
É certo que eu sou uma desgraça para me lembrar de rostos e de nomes. É certo, também, que, para aquele rapazinho ter sido meu aluno na dita escola, só pode ter sido aluno do 7º ano e que, portanto, nesta altura já sofreu as alterações características da puberdade, o que torna mais difícil reconhecê-lo! Mesmo assim, naquela fracção de segundos, ou um ou dois minutos, fez-me imensa confusão não me lembrar de nada acerca dele!... Tive a feliz ideia de lhe perguntar o nome e, ao ouvi-lo, gelei! (lol)
Só consegui responder: "Pois, certamente fui tua professora, o nome não me é estranho..." - fiquei com cara de parva, sem saber o que dizer. Ele disse: "Ah era só para confirmar" - sorriu e despediu-se. Eu sorri também e despedi-me "até à próxima".
Nem imaginam!... Aquele rapazinho foi meu aluno apenas no último período daquele ano lectivo pois veio transferido de outra escola, da qual foi expulso! Era o verdadeiro terror, a verdadeira dor de cabeça de qualquer professor! (E agora pareceu-me um santinho!...)
Um dos episódios protagonizados por ele, e o qual nunca vou esquecer, foi quando ele a meio de algumas das minhas aulas (e de outros professores também) se mutilava com o bico do porta-minas, furando o interior das narinas, deixando o sangue escorrer pela cara, passando pela boca (e deixando-a encher), pelo queixo e pelo pescoço. Como isto era tão rápido eu só me apercebia quando ele já estava como uma vítima da 2ª Grande Guerra Mundial. Então, ele olhava para mim, com ar expectante, para ver se tinha conseguido chocar a professora, abria a boca mostrando também os dentes cheios de sangue e perguntava calmamente se podia ir à casa de banho limpar-se porque estava a sangrar (como se fosse algo completamente normal). A primeira vez que isto me aconteceu fiquei completamente transtornada e tive de me controlar para aparentar a calma e acalmar os colegas de turma que tinham pavor dele! A partir dali tive de me habituar...
E isto foi apenas um dos imensos episódios!...
O Concelho de Turma nunca mais teve descanso, como devem imaginar! Aquele rapazinho foi um poço de problemas!
Agora, aparentemente, parecia outro rapaz! :)
Espero que ele tenha encontrado o caminho certo!

10 comentários:

A Professorinha disse...

Tenho uma colega que também teve um aluno desse género. Quando o encontrou, um ou dois anos mais tarde, ele pediu-lhe muitas desculpas pelo que a tinha feito passar...

É pena que eles só se lembrem do mal que fazem mais tarde na vida. Espero que esse teu aluno já tenha aprendido alguma coisa...

Alda Serras disse...

Fiquei chocada com o teu relato. Este teu aluno devia estar muito perturbado nessa altura! Não admira que não o tenhas reconhecido!

Acho curioso que os nossos piores alunos nos reconheçam passado anos e tenham gosto em falar connosco, ao contrário daqueles muito certinhos que fingem não nos conhecer.

Anónimo disse...

Realmente este aluno tinha muitos problemas familiares (apesar de a mãe n saber o que lhe fazer e querer dar-lhe tudo, penso q o pai via o sol aos quadradinhos). Tentámos dar-lhe o melhor acompanhamento possível... Mas as coisas que ele fazia eram surreais! A ass. de pais da outra escola exigiu que ele fosse expulso por temerem pelos filhos!
Dado que fui pega de surpresa, estas recordações só vieram mais tarde, ao longo do meu passeio pelo centro comercial... Gostava de ter falado c ele para saber como está :) Pode ser que o volte a encontrar...

Márisa disse...

Bem, não deve ter sido nada fácil!!
Eu acho que teria entrado em panico!!!

Anónimo disse...

Concordo com a Bell, curiosamente são os piores alunos que nos cumprimentam mais tarde, quando nos encontram, ao contrário dos certinhos!
Não sei qual seria a minha reacção perante uma situação dessas mas, cada vez mais, deixamos de nos surpreender com atitudes do género, quase tudo é possível acontecer nesta profissão!
Realmente ser professor...

Beijinhos :)

anokas disse...

olá! tb sou professora e adoro encontrar ex-alunos :)
este ano na escola tou sempre na conversa com os meus alunos do ano passado... adoro :)
essa de furar as narinas...baaaa
o ano passado apanhei um aluno a cortar-se no braço com um x-ato
fiquei chocada e ele calmamente disse-me "ó stôra isto não dói"
passei-me com ele... enfim...
fica bem e boas aulinhas ;)
bjokas da anokas ;)

Hindy disse...

Bolas! Que situação mais macabra... As coisas que eles fazem para "dar nas vistas"!

Um beijinho "hindyado"! :o)

Anónimo disse...

Os professores passam por cada uma!!!
*´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•`* Beijinhos

olho_azul disse...

Bolas! Nem consigo imaginar qual seria a minha reacção numa situação dessas!
Mas a verdade é que os miúdos, aqueles que nos fazem a vida negra, quando nos voltam a encontrar nem parecem os mesmos.

Anónimo disse...

pois, pelo que vejo de ja ha uns anos, os a maioria dos meninos que lá andam muito certinhos, so se interessam exclusivamente pelas notas, nao tem olhos pra outra coisa, resumindo, tirando algumas excepçoes é obvio, eles têm vida propria, enquanto que os mais "rebeldes" assim lhe chamemos, "apegam-se" mais aos professores, sentem que aquilo nao é so materia, nao é so uma simples aulas, tem também a parte humana... Muito sinceramente, eu acho que eles têm plena razão... ;-) *****