22 novembro, 2006

"A escola da vida"

Foi este o nome que lhe atribuiu um dos meus novos colegas de trabalho quando falávamos sobre a população "pesada" da bela escolinha onde vim parar. A ESCOLA DA VIDA.
Fui muito bem recebida. A presidente deu-me logo o meu horário e um guia, com tudo o que preciso de saber acerca do funcionamento da escola, com legislação necessária, projectos, etc. A substituição será até Maio, com sorte, até ao final do ano lectivo (estou a substituir uma colega grávida, que está a um mês do parto).
Os colegas, até à data, são muito simpáticos e estão sempre prontos a ajudar, a orientar, abordam-me a perguntar se sou nova e, depois da minha resposta, dão-me as boas vindas. Até os funcionários vêm ter comigo para "ajudar no que for preciso"!
Agora, a história da "escola da minha vida":
Não sei como sobrevivi à primeira aula, de 90min, de uma "bela turma" do 9ºano que me saiu na rifa. Eu já passei por muitas escolas, já apanhei vários tipos de alunos, desde a mais alta classe social à mais baixa, mas nunca vi nada assim!!! Má educação (do pior), insolência, má formação, falta de modos, falta de princípios, brejeiras, em suma, um gang de garotas de bairro! Tratam-se por "vacas", falam extremamente alto, desafiam tudo e todos e, coitado daquele que lhes fizer frente!
Assim que cheguei à escola disseram-me que iria ter um conselho de turma disciplinar, no final da semana, por causa das alunas "complicadas" da turma "X" do 9ºano - uma delas levantou a mão à prof. de L.P. e chamou-lhe bruxa. Todos me alertaram para o que iria apanhar e tentaram, cada um à sua maneira, dar-me algumas orientações. Nada do que disseram conseguiu dar-me uma ideia do que "apanhei pela frente"... ainda estou em estado de choque! Mas como comigo não brincam... dps conto-vos cenas dos próximos episódios (se eu sobreviver!) lol
E... pensam que fico por aqui na minha história?! Claro que não... Tenho, em média, 2 alunos surdos por turma (em 5 turmas) o que faz com que eu dê apoio individualizado para além da aula, a cada um deles. Acho que vai ser uma experiência única, especialmente porque eu não percebo nada de L.G.P.
Digam-me, como vou explicar ciências a surdos totais que não percebem nada do que eu digo?! Eu até tenho jeito para desenho, é o que me vale!
Disseram-me que iria ter uma intérprete nas aulas mas ainda não a vi!
Além disso, um dos alunos surdos é autista e, só por acaso, fica muito nervoso qdo não percebe alguma coisa que está escrita no quadro!
Até breve...

17 comentários:

Anónimo disse...

E por falar em sorte grande...
Parece-me que tens pela frente um grande "bico de obra"! Mas como me parece que és uma mulher à moda moderna, isto é, de fibra, acho que vais conseguir sobreviver e com nota máxima!
Pensamento positivo!

Desejo-te toda a sorte possível nesta tua nova "empresa". Com perseverança e bom senso conseguirás levar o barco a bom porto!

Um beijo :)

Hindy disse...

Ainda bem que já tens outra escolinha! Boa sorte!

Beijinhos :o)

Alda Serras disse...

Foste parar onde? Ao Inferno?! E eu aoinda me queixo das minhas turminhas...
Força, coragem, tudo se consegue!
E quando precisares, vem aqui desabafar que a "malta" tem sempre uma palavra amiga para te animar.

Anónimo disse...

Muito obrigada pelas vossas palavras!!! Acreditem que estou no meio da selva! Para sobreviver, o desgaste irá ser grande :(
*Beijinhos*

Anónimo disse...

pelo que aqui vejo, sei que tem bastantes capacidades para ultrapassar condiçoes "adversas" tal como esta, e talvez mudar a personalidade de futuros homens de Portugal.
Força nesta nova luta!
****

13 disse...

Podia ser melhor ou pior... contenta-te com o que tens! Porque tens!

(Pa)Ciência disse...

:) Boa sorte para essa nova etapa! Na minha escola é o contrário... os alunos parecem bonzitos mas os colegas são de uma antipatia :( Enfim, não se pode ter tudo.
Beijocas ;)

Márisa disse...

Pois é!
Isso é que não consigo compreender.
Também tenho uma turma com 3 NEE.!

Beijos e fica bem

A Professorinha disse...

Eh lá, parece que essa escola é um bico de obra... Parece que os alunos hoje em dia não têm a mínima noção de como se portar dentro da sala de aula. É uma coisa incrível... do outro mundo. Eu fico completamente pasmada a olhar para as atitudes deles e a perguntar-me como é que eles pensam vencer na vida continuando com aquelas atitudes...

anokas disse...

então tás na "imbicta" carago!!! tás na minha terra!! e digo-te já que por aqui é assim mesmo... tratamo-nos umas às outras por "vaca"...não sabias??? eheheheeh
tou só a brincar claro!!! :D
não sei em que escola ficaste mas podes ter apanhado alguma perto de um bairro "problemático"!!!
ainda bem q a escola em geral te recebeu bem (excepto as vaquinhas do 9º X claro)... no norte é assim mesmo... somos hospitaleiros ehehe
e por isso já sabes... se precisares de alguma coisa apita no meu blog e até nos encontramos para um café ou assim ;)
bjokas da anokas ;)

anokas disse...

ahhh quanto aos alunos surdos... tens mesmo de ter uma intérprete!!! por lei!!! por isso fala mesmo nisso para não se esquecerem! elas são colocadas mais tarde que os professores mas penso que nesta altura já deveriam estar nas escolas!
em Lx tive 2 turmas só de surdos e claro que tinha de ter intérprete! por acaso sabia um pouco de LGP e no 1º dia (sem intérprete) até lhes soletrei o meu nome... foi muito giro :)
mas fica a saber que são miudos mais carentes de afecto, mais mimalhos...mas uns queridos!
boa sorte ;)
bjokas da anokas ;)

Anónimo disse...

http://blog.com.pt/blog.php?id_blog=4393

Apesar de também eu, ser uma aluna, sei reconhecer que cada vez os alunos portugueses estão mais mal-educados, chega-se mesmo ao cúmulo... Ai professores que paciência que têm pra nós... =/
Agora que olho pra trás, talvez pró meu 9º ano, vejo que nesse ano fui uma especie de rebelde, nunca fui pra rua, mas fui ameaçada muitas vezes de pra lá ir... Era só por divertimento que não me calava, mas agora vejo que errei.
Este ano (no 11º) já não sou assim, e também se vir que tou a pertubar a aula ou assim, até peço desculpa á professora ou professor...
Infelizmente o ensino em Portugal está cada vez pior, por culpa de todos, mas os alunos contribuem bastante. Claro que o governo também não ajuda nada mesmo...
(Mas que grande testamento =P)
Bom fim de semana**

Meggy disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Meggy disse...

Já agora, se quiser vá aí ao meu blog e comente =) (o blog Experiências de vida, ah e sou eu a ana v. ;-))

olho_azul disse...

Bolas, depois de ler o teu post fico agradecida com as turmas que tenho. Tens aí um grande desafio pela frente e muito trabalho também. Não é fácil dar aulas com alunos assim. Infelizmente tenho a sensação que o mal se está a alastrar. Quanto aos surdos, tenho uma amiga que já deu aulas a alunos surdos, mas tinha uma intérprete na sala, o que era uma mais valia.
Espero sinceramente que consigas dar a volta por cima.

Anónimo disse...

Ganda sorte. Agora imagina esse lugar anos a fio e sem passar de escalão ao longo de 10 ou 15 anos. Um verdadeiro paraíso.

Anónimo disse...

Mafalda_(picolinagirl@hotmail.com)ola,
depois de ler a tua mensagem e de ver que das aulas a surdos, queria ja dizer k ensinar um surdo não é complivado, porque eu sou filha de pais surdos e toda a minha infância sempre estive na conumidade surda e estive também numta turma especializada para surdos, apesar de ser ouvinte.
Sei o que é para um professor entrar numa turma de surdos e ficar bloqueada e ao mesmo tempo pensar como vou comunicar ou como vou ensinar.
A única coisa que eu posso dizer é para serem fortes e não pensar nada de mal, porque os surdos também sabem ajudar os professores novos e facilitar a vossa comunicação.
Um truque que deixo aqui, quando forem falarem com os surdos, tenta falar mimicamente ou então e tentar abrir a boca e falar devagar ao mesmo tempo, foi assim que dava estas dicas a qualquer professora nova.
Com as minhas sinceras desejo uma boa sorte daqui para frente.