27 novembro, 2006

"O prato do dia"

E o "prato do dia" é... conselho disciplinar!
No final da semana passada tive um - o das meninas "complicadas" do 9ºano, pelo mau comportamento que tiveram (antes de eu chegar à escola) - e o resultado foi: 3 dias de suspensão para a aluna A, 3 dias de suspensão para a aluna B, 2 dias de suspensão para a aluna C e uma repreensão escrita para a aluna D. Sinceramente, acho que não vai resultar! Até porque, depois disto, já foram colocadas muitas participações disciplinares na "gavetinha" do DT, algumas das quais feitas por mim.
No final desta semana está marcado outro conselho disciplinar mas desta vez para uma turma do 7ºano - a mais complicada (já repararam que eu tenho todas as turmas complicadas?!). Este conselho disciplinar vai resultar na suspensão de 2 alunos; e sabem como é que eu sei?! Eu conto! A situação era tão grave que o C.E. teve de agir e mandar os meninos para casa na semana passada (isto foi antes de eu chegar à escola) porque só agora o conselho de turma vai conseguir reunir (a ordem cronológica das coisas teve de ser invertida). Hoje, finalmente, conheci-os (estava ansiosíssima, como devem imaginar lol) Acham que eles voltaram mais bem comportados?! Nem vos conto!!! É do pior!
Hoje, o DT da turma complicada do 9ºano disse-me que vai marcar outro conselho disciplinar, desta vez para outro aluno. Bolas, não fazemos outra coisa na vida!
Já fiz mais participações disciplinares numa semana do que em 6 de anos de serviço!
Isto é triste!

15 comentários:

Márisa disse...

Coisas tristes!
É verdade!

Alda Serras disse...

É muito triste, stôra. Já tive um conselho disciplinar este ano, o aluno ficou suspenso 10 dias, no primeiro dia em que regressou andou a atirar pedras a umas meninas, no quarto dia pôs outra menina no hospital com um murro no nariz! Do que serviram os 10 dias? Para ficarmos um bocadinho mais descansados sem a presença dele!
Enquanto as medidas disciplinares forem apenas estas, não conseguimos resultados. Eles vão suspensos, tiram uns dias de férias, e voltam iguais ou piores!

Anónimo disse...

Oh Bell, que horror! Não sei onde isto vai parar!...
É verdade, tiram uns dias de férias e voltam piores! E, no caso das minhas alunas no 9ºano, nem tenho sorte porque vão ficar suspensas nos dias em que não tenho aulas com elas! :(

SL disse...

E qual a escola, pode saber-se? Acaso serã a EB 23 de Alvarelhos? Cumprimentos!

Meggy disse...

É verdade... Isto cada vez tá pior. Mas as suspensões já não têm mesmo efeito nenhum, já lá vai o tempo em que surtiam o efeito desejado, as escolas, e o ministerio deveria reformular as estrategias...
Entretanto é ter força pra aguentar... Você consegue... ;-)
**

Anónimo disse...

Infelizmente estas situações só tendem a piorar... Longe vai o tempo em que as suspensões surtiam efeito! Ainda não fiz participações este ano. Felizmente os alunos que me couberam são relativamente calmos, mas assusta-me o que me pode esperar numa escola futuramente... Estou cada vez mais desiludida com esta profissão que abracei por gosto!!

Muita força para os próximos dias!
Acho que vais precisar!
Um beijo :)

Hindy disse...

É realmente muito difícil trabalhr nessas condições... espero que não tenhas problemas de maior.
Beijinhos :o)

13 disse...

Aguenta-te! Estou a ver que não está nada fácil...

Anónimo disse...

Obrigada pela vossa força! Acreditem que isto não está fácil! As alunas são piores do que os alunos e estão num constante desafio ao professor! Estou farta de participações e conselhos disciplinares (E esta é só a 2ª semana que aqui estou!...) :(

Marina disse...

Ola stora!
Desculpa so agora vir retribuir a visita mas a minha Net anda me a boicotar as viagens pela blogosfera...

Espero mais visitas tuas!
E espero que a minha net tambem me deixe vir ca mais vezes!

Beijitos ate breve

Anónimo disse...

Ainda não perdi a esperança de ver chegar o dia em que, espezinhados TODOS os professores, o sistema passe a encarar a disciplina e a exigência como condições básicas para o sucesso escolar.
Até lá, vão uns sofrendo e outros deixando andar; quanto aos que cantam de galo, ainda não perceberam que não estão imunes! Ao ritmo a que a coisa avança, não perdem pela demora!
Quanto a ti, não te desorientes: "a razão, mesmo vencida, não deixa de ser razão", já dizia o poeta.

IC disse...

Nos dois anos lectivos anteriores tive duas turmas que recebi no 8º assim difíceis, em incrível indisciplina. Levei um mês para estabelecer um ambiente razoável em que as aulas pudessem funcionar e os alunos (pelo menos os que queriam aprender)pudessem aprender, mas acabaram por mostrar que, com firmeza, até eram educáveis. No entanto, essas tuas duas turmas estão a parecer-me ainda mais complicadas. Boa sorte! :)

olho_azul disse...

Força! É a única coisa que te posso dizer. Não é fácil trabalharmos assim. Já estive numa escola em que o aluno que foi suspenso 5 dias para casa recebeu uma trotinete dos pais (para se entreter nessa semana). Sim, infelizmente os miúdos estão muito diferentes e para pior. Sinceramente não sei onde onde isto irá parar...
Coragem Amiga!
Bjocas

José Manuel Dias disse...

Se o novo Estauto da Carreira DOcente já estivesse em vigor a situação seria diversa...Os profs titulares passarão a ter mais responsabilidades. Hoje, as turmas mais complicadas võ para quem menos ganha, ou seja, para os contratados...
Cumps

Anónimo disse...

Obrigada pela visita ao meu cantinho e pelas vossas palavras!
Tenho uma grande odisseia pela frente!