A minha escola é uma "animação"!
Quando digo "animação", estou a ironizar, mas apenas no meu ponto de vista! No ponto de vista dos alunos a escola é mesmo uma animação - para eles, onde há porrada há animação!
i
Dia A: Saio da escola pela porta que dá para o pátio exterior e quase que sou levada na corrente de alunos que passa a grande velocidade, da minha esquerda para a minha direita, na direcção do portão de saída. Pergunto a mim própria "mas o que é que se passa?!" e um aluno, ouvindo os meus pensamentos, responde extasiadamente "é porrada! É porrada!".
"Oh meu Deus", penso eu, antevendo a confusão à saída, "espero que o porteiro tenha o bom senso de não os deixar sair". Por outro lado pensei que era impossível travar aquele mar de gente louca e sedenta de porrada. E tinha razão: ele nem tentou travá-los!
Quando cheguei à saída, apenas vi sair do meio da multidão uma aluna minha - "o camião de má educação e confusão" - que, heroicamente, dava a tarefa por concluída e pegava nos seus pertences, que tinha abandonado no meio da estrada, para continuar caminho.
i
Dia B - manhã: A professora ... foi para o hospital, coitada, ia mal tratada! O que lhe aconteceu?! Foi abalroada por um aluno no corredor e caiu de costas, desamparada, no chão. O INEM pô-la logo a soro; pensava-se algo de grave. Afinal são SÓ hematomas, contusões e muitas dores. Vai ter de ficar em respouso uma ou duas semanas.
i
Dia B - tarde: Saio da escola e vejo uma multidão exaltada na zona do estacionamento. "Não é coisa boa", pensei. Entro no meu carro e quando ia a arrancar vejo uma das minhas alunas de 16 anos a rolar no chão com outra que não consegui identificar. Arrepelavam-se, pontapeavam-se, arrastavam-se pelo chão (valeu tudo menos tirar olhos) - uma cena horrível, do mais baixo nível que possam imaginar, que ameaçava propagar-se pelos outros que assistiam e que queriam tomar partido, que me deixou com o coração aos pulos de aflição, certa de que, se tentasse interferir, podia não sair de lá viva! O porteiro assistia de longe sem se mexer. Ainda parei o carro, num ataque de loucura, mas pensei melhor, voltei a ligar o carro e fui dali embora. Meia hora depois o meu coração ainda pulava de aflição.
i
Dia C (ontem): "Stôra, há porrada, há porrada!", gritavam, com o ar mais feliz do mundo. "O que se passa?!", perguntei. "O ... e o ... já se tinham chateado lá no bairro, onde até meteu navalhas e pistolas. Agora o ... foi acabar de acertar as contas com o ... ali no pátio. Até houve sangue!" Realmente, enquanto dava aula passaram perto da janela, a vítima e dois amigos, identificados prontamente pelos meus alunos; um deles ia a sangrar do nariz e não era pouco!
Pergunto-me: "Onde é que isto vai parar?!"
Para ajudar à festa, o meu computador morreu no fim de semana :(
O disco duro foi à vida e levou com ele muitas coisas importantes...
Quero férias!!!!!!
i
17 comentários:
E o porteiro não interveio? E a Escola Segura não foi chamada? Percebi que as cenas de pancadaria ocorreram fora da escola mas envolviam alunos. O porteiro não deveria ter lá ido dar dois berros, pelo menos?
Vai ser um final de ano complicado! Os miúdos andam muito exaltados! Hoje um aluno meu foi para o hospital com uma perna toda inchada de um pontapé que levou de uma menina!
As melhoras para a colega!
Reconheço todas as situações que contaste. Na minha escola (1.º ciclo) as auxiliares passam mais tempo a fazer curativos do que outra coisa qualquer. Consequância dos constantes atropelamentos e situações de pancada. Uma colega minha está grávida, e hoje, se não tivesse empurrado um miúdo a tempo, teria levado com ele, com toda a força, em cheio na barriga. E, um dos miúdos, de etnia cigana, já ameaçou esfaquear uma miúda no meio da escola.
E, para veres que sofro contigo, o meu PC há uns 3 anos também sofreu do mesmo mal. Aprendi desde aí a fazer backups a tudo.
O melhor que podemos fazer é aguentar. E rezar para que tudo mude.
Bem, que semana atribulada!
Parece mesmo uma selva!
Tens de sair daí viva, por isso força! Beijinhos
Bolas! Isso é que é confusão!
Espero que tudo se acalme!
Beijinhos :o)
Sabes o que me apetece dizer quando vejo estas cenas?
" Chamem os paizinhos para ELES os separarem!"
É que há umas semanas passei por mentirosa quando avisei uma mãe do atraso do filho. É que, segundo ela, a criatura nunca traz recados para casa.
Bardamerda!!!!
Um abraço
E para ajudar, hoje um miúdo de 9 anos resolveu desafiar-me no meio de uma aula. Onde é que isto vai parar? Comigo a matar um miúdo.
Beeeeeemmm.... Deixa-os.... eu já só penso: deixa-os... nem chegar perto!!! Ainda apanhamos nós... Isto está mesmo lindo...
Beijinhos e força nisso!
Não te podes queixar de aborrecimento, pois não?
Realmente os miúdos andam demasiado exaltados e por contactos que tenho tido com colegas em diferentes escolas o mal parece geral (uma espécie de pandemia, mas não é gripe das aves).
Férias, todos precisamos. Basta-nos pensar que já estiveram mais longe...
Beijocas
Assim vai a escola em Portugal...
Fico assustada ao saber que é este o futuro do nosso país, que as pequenas pessoas que ainda em crianças querem ver pequenas lutas, em grandes queiram ver grandes guerras...
Bom resto de fim de semana
Beijo
Ó STÔRA deixe lá essas confusões todas e venha receber umas PEPSI COLA que eu lhe ofereço com todo o gosto no meu:
http://lusoprosecontras.blogspot.com
Faço-te um convite no meu blogue. Espero que aceites!
Desejo-te uma boa semana...
Beijinhos
Stora, concordo com a Olho Azul, pelo menos assim nao te podes queixar de dias monotonos! eh eh
Beijitos e as melhoras ao teu computador
Estou atolada de testes para corrigir e sem computador parece que já não consigo! Já não anotava as pontuações à mão há uns 3 anos! Passo só aqui rapidamente para ver e publicar os comentários. Desculpem, espero normalizar no fim de semana.
*Beijinhos* para todos
Entre mortos e feridas alguém há-de escapar... que sejamos nós!
Esta semana também tive uma fantástica... a mãe de um aluno da minha DT agrediu uma aluna da minha DT! Quando cheguei à escola parecia um circo...
PÔXA ESSA ESCOLA É MESSSSSSMO ANIMADA! :)
Gostei de conhecer este teu cantinho.
Beijinhos da Flor
Ah, ia-me esquecendo, estou a pensar voltar a visitar-te..
Nem imaginam a nimação que aqui vai!... Isto é uma selva!
Flor: obrigada pela visita :) Volta! Assim que tiver tempo (a partir de 2ªf, espero eu) vou visitar os cantinhos de todos!
*Beijinhos*
Enviar um comentário