17 maio, 2007

Esta escola é uma animação

Infelizmente, a "animação" continua...
Hoje a minha turma terrível do 7ºano portou-se péssimamente mal na aula de Português, para não variar. Pelo que me disseram, foram mandados para o C.E. seis alunos que tiveram como castigo andar a varrer a escola - castigo escolhido pelos próprios! Como já foram expulsos e o resultado foi mau, o C.E. tenta gerir as coisas de outra forma.
Até aqui tudo bem, não fosse a mãe de uma aluna castigada - "o camião de má educação" - ter vindo à escola insultar e oferecer porrada à colega de Português porque a filha É UMA SANTA (acreditem que é para rir!). Quem a recebeu foi a D.T. e a secretária da turma e ficaram aterrorizadas! Passo a citar o que se passou em pleno interior da escola:
(Aos berros e a bater com a mão no peito espancando-se a si própria) "Onde é que está essa v...a de Português? Ela que venha! Deve ter uma c...a muito boa! Deve deve! Eu vou-lhe aos c...os mas não é aqui, é lá fora!" Etc, etc, etc...
Com uma mãe assim, agora percebo, a filha podia ser pior!
i
Além disto, a minha melhor turma do 7ºano também andou à "porrada" (NÃO SE PODE CHAMAR PORRADA A UMA PUXÃO DE CABELOS TIPO ABRE OLHOS)! Também só faltavam estes! Três miúdas a bater numa que é uma lingrinhas e provoca pela calada!
A mãe da vítima, que é do "JET", exigiu, para além do ralhete da D.T. aos miúdos, que os pais dos "agressores" fossem informados e advertidos. Como a D.T. anda muito ocupada, sobrou para mim, secretária, a parte dos telefonemas e dos ralhetes aos E.E.
Não sei como vamos terminar o ano... os dias passam lentamente, andamos todos muito desgastados e os alunos estão cada vez mais impossíveis de aturar!
Digam lá que a minha escola não é uma animação?!

12 comentários:

eskisito disse...

Não sei o que é que me irrita mais: se as mães peixeiras, se as do JET. Uma é bruta, a outra é parva. Uma bate, a outra processa. Mas, o curioso é ambas pensarem que as suas filhas são as maiores.
"Deve ter uma c*** muito boa!" Essa fica-me.
beijos e coragem...

Sandokan disse...

Abri há pouco a janela
do meu quarto minguado,
entrou o vento
soprando forte
trazendo uma trova
e uma canção
com um refrão tão triste
que diz
que nunca mais te encontrarei.

Parti como um louco,
gemendo e chorando
e à tua porta bati.
Apareceste-me
bela e singela
com a tua leve candura
na face tinhas a lágrima da
desventura.

Soltei um grito de pânico,
que atravessou o oceano
e num rochedo fez eco
levado pelos anjos
que partiram para sempre.

Grito agudo e
lancinante
que transporto sempre no peito
deixando amargas liras
e a saudade de te ver.
Perdi-te meu AMOR.

Meus amigos e amigas: Aceitai o medo como que ele faça parte integrante das nossas vidas. Aceitai-o, mas não tenhais receio de AMAR. Aceitai especialmente o medo da mudança, mas saibamos caminhar sempre em frente apesar do bater do nosso coração nos lançar um grito lancinante como que a dizer: VOLTA PARA TRÁS!
As trevas da noite caem, mas a manhã volta de novo ainda mais brilhante.
Manteremos viva a nossa ESPERANÇA.

Com especial carinho para ti, dedico este meu poema.

Sou um GUERREIRO LOBO que habita as paragens das caçadas eternas do bosque da felicidade, o "nosso" :

http://lusoprosecontras.blogspot.com

Vinde até ele ouvir a minha história. É uma história de um Povo, e o Povo é simples como eu.

Deixo-te aqui, neste teu cantinho maravilhoso, um grande abraço de Amizade.

SANDOKAN

Alda Serras disse...

Realmente, monótona não é! É na tua e é na minha, o "mal" é geral!

Esta semana tivemos direito a uma cena semelhante: uma mãe "destratou" a DT por esta lhe ter enviado uma carta a comunicar que a filha tinha atingido metade do limite de faltas. Tivemos direito a Escola Segura e PSP e tudo!

Maria do Consultório disse...

Com pais destes...eu gostava que os pais pudessem assistir a uma aula com os filhinhos, mas sem as criaturas saberem. Era a loucura!
Poda ser que assim se conseguisse educar indirectamente.

A Professorinha disse...

Bem, acho que esses pais estão a precisar de um banho de humildade e de boa educação. Mas que anormais! A sério, é que nem tenho papas nas línguas: esses pais são uns anormais e criam filhos iguais ou pior que eles... Estou cansada do politicamente correcto...

Beijinhos e força aí... como diz uma colega minha já só falta um mês... já só temos que aguentar mais um mês... é só um mês...

Joaquim Moedas Duarte disse...

Há anos uma aluna respondeu assim a esta questão que escrevi no quadro:"O que é para ti um bom professor?"

- P'ra mim um bom professor é o que mostra alegria em estar com os alunos.

Alegria! Desde que comecei a ser professor, essa era a minha palavra chave.

Hoje, 35 anos depois, tal como os colegas que acabo de ler, risco os dias que faltam no calendário até ao fim do ano, como dizem que fazem os presos...
Alegria? Como se pode ter alegria convivendo diariamente com energúmenos? Mais os pais ainda mais energúmenos?

Quando vejo que agora qualquer analfabeto, desde que tenha mais de 23 anos, pode ver as suas "competências" reconhecidas através de um "dossiê pessoal" em que põe um texto de 15 linhas a dizer que participou num desfile de moda na colectividade da aldeia... e mais duas ou três tretas e "toma lá o diploma do 9º ano!" - pergunto-me: vale a pena matar-me para que esta gente saiba alguma coisa?

Esta ministra e o seu bando de secretários de estado mais o Primeiro que os incita, fizeram dos professores o bode expiatório e estão a levar a escola para o abismo. Quando vejo os meus colegas, de escalões congelados; quando vejo como as leis empurram os professores para o gueto social; quando vejo a desresponsabilização total dos pais no processo educativo, enquanto aos professores é exigido que sejam assistentes sociais, padres, psicólogos, polícias, pais, mães... APETECE-ME GRITAR!!!

Chegaremos um dia à situação de alguns países em que só vai para o ensino quem não encontra mesmo mais nada...

Pobre país!Pobre gente!

Stôra disse...

Eskisito: concordo, qual das duas a pior. A frase tb vai ficar na minha memória... Sabes que por ali o que, infelizmente, se vende mais é ... (isso mesmo!)

Sandokan: temos poeta :)

Bell, têm tanto medo da polícia como eu tenho medo de minhocas!

jmd: tenho pouco tempo de serviço mas o sificiente para partilhar da sua opinião!

*Beijinhos* para todos e obrigada pela visita! Espero normalizar a situação do meu computador esta semana e retribuir-vos as visitas.

Stôra disse...

para sempre, maria: ainda nos arriscavamos a ficar "deseducados!" lol

professorinha, é como diz o jmd, falta um mês... mas um mês longo! Parece que, quanto mais dias passam mais longo se torna! :S

Márisa disse...

Está complicado!
Desejo-te um bom fim de semana. Beijinhos

olho_azul disse...

É impossivel não dizer. É acção todos os dias. LOL

Mas a professorinha tem razão, falta apenas 1 mês, com um feriadito no meio e uma ou outra interrupção (pelo menos na minha por causa das provas de aferição). Mas o pior, é que este mês vai ser prolongadito, em especial no que respeita a burocracias...

Força!

Bom fim de semana

Marina disse...

Stora, quando leio o que escreves, apercebo me da sorte que tenho tido... ate agora, pelo menos! Espero nao estar a agourar...

Boa semana!

Beijitos

Anónimo disse...

Comparada com essa escola, acho que estou num pequeno paraíso. Apesar de ter uma turma de currículos alternativos que conseguiu levar a colega que estou a substituir a abandonar as suas funções por baixa médica, ainda assim não chegámos a esta "animação", como lhe chamas!

Boa sorte! O final está bem próximo!
Beijinhos :)