02 maio, 2007

Um minuto de silêncio

Este é um livro que, quando vi a sua apresentação na TV, disse logo: “vou comprá-lo”. Até podia ser o livro mais horrível do Mundo… Vale pela intenção!
As receitas dos direitos de autor deste livro revertem para a Associação Portuguesa de Surdos. O objectivo será criar um dicionário para surdos.

Este livro, uma ideia original da jornalista Marisa Moura, conta com a participação de 60 personalidades portuguesas (60 porque um minuto tem 60 segundos, foi a ideia da autora) que escrevem acerca do silêncio.
São elas:

Alexandra Lencastre (actriz); Álvaro Siza Vieira (arquitecto); Ana Salazar (estilista); António Bagão Félix (político); António Damásio (neurocientista); António Mega Ferreira (escritor); António Vaz Pinto (padre); António Vitorino d’Almeida (maestro); Armando Baptista-Bastos (escritor); Clara Pinto Correia (escritora); David Fonseca (músico); Edson Athayde (publicitário); Elisabete Jacinto (piloto); Francisco Pinto Balsemão (presidente Impresa); Frederico Lourenço (escritor); Helena Sacadura Cabral (economista); Herman José (humorista); Isabel Ruth (actriz); Joana Amaral Dias (investigadora); João Cabral (actor); João Cutileiro (escultor); João Garcia (alpinista); João Gil (músico); Jorge Palma (músico); José Cid (músico); José de Guimarães (artista plástico); José de Sousa Cintra (empresário); José Luís Peixoto (escritor); Laurent Filipe, (músico); Lili Caneças (apresentadora TV); Luís Figo (jogador de futebol); Manoel de Oliveira (realizador de cinema); Manuel Falcão (jornalista); Manuel Luís Goucha (apresentador TV); Marcelo Rebelo de Sousa (comentador político); Margarida Rebelo Pinto (escritora); Maria do Céu Guerra (actriz); Maria João Avillez (jornalista); Mário Soares (político); Mário Zambujal (comunicador); Mariza (fadista); Marta Cardoso (colunista ex-Big Brother); Nicolau Santos (jornalista); Nuno Markl (humorista); Odete Santos (política); Olga Roriz (coreógrafa); Paulo Pereira da Silva (presidente Renova); Paulo Teixeira Pinto (presidente Millennium bcp); Pedro Abrunhosa (músico); Pedro Bidarra (publicitário); Pedro Miguel Ramos (empresário e comunicador); Raul Solnado (actor); Roberta Medina (directora-geral Rock in Rio Lisboa); Rogério Jacques (actor); Rosa Lobato de Faria (escritora); Rui Nabeiro (empresário); Sílvia Alberto (apresentadora TV); Simone de Oliveira (cantora e actriz); Sónia Matias (toureira); Teresa Guilherme (produtora programas TV).

No presente ano lectivo, trabalho com surdos. Para além das aulas de C.F.Q. a que assistem integrados numa turma, dou-lhes apoio individual. Para melhor os ajudar, frequento desde o início das minhas funções, uma formação de Língua Gestual Portuguesa. É muito gratificante trabalhar com estes meninos, acreditem! É uma experiência muito enriquecedora e que "alivia" de algum modo o desconsolo e desmotivação que sinto com as turmas indisciplinadas.

Ao trabalhar com estas crianças, constato que, realmente, têm muitas dificuldades; as suas lutas diárias são a triplicar: Língua Portuguesa, Língua Gestual, representação mental das palavras.
Quando vêem uma palavra escrita pode acontecer uma destas coisas: aquelas letras juntas não lhes dizem nada porque não associam a imagem que ela representa ou podem associar a palavra a um gesto mas não sabem o seu significado (quando não é nada de concreto, digamos assim) ou ainda eu conseguir que associem a palavra a uma imagem mas não sabem o seu gesto. Enfim… uma complicação! E tudo isto porque não são devidamente acompanhados desde o 1º Ciclo!

Façam como eu, comprem o livro e ajudem-nos, pelo menos, a ter um dicionário!
Podem saber mais sobre este projecto aqui.
i

12 comentários:

Hindy disse...

Passei só para deixar um beijinho :o)

13 disse...

Eu também tenho uma turma de surdos!!! Por acso tinha o primeiro nível de LGP. Mas também vou contribuir, pois claro!

eskisito disse...

Sim, fiquei curioso e vou tentar encontrar o livro. Já estive quase para frequentar um Curso de Língua Gestual, mas na altura não consegui conciliar horário. A minha esposa ainda hoje me massacra para o fazer, e eu sei qe ela tem razão.
Um abraço

(Pa)Ciência disse...

;)

A Professorinha disse...

Por acaso já houve um tempo em que quis fazer um curso de língua gestual. Infelizmente é tudo em Lisboa e eu sou do Norte... Nunca trabalhei com alunos surdos, mas trabalhei com uma aluna cega que me impressionou imenso! É uma aluna que deveria ser um exemplo para todos os alunos denominados normais que olham para as coisas como um dado adquirido e não dão valor à escola que têm!

O livro parece-me interessante, mas é como dizes, mesmo que seja horrível, vou comprá-lo!!!

Beijinhos

olho_azul disse...

Há uns anos atrás, num programa da manhã (tipo noticiário), diariamente ensinavam linguagem gestual. Eram apenas 5 minutos, mas ainda hoje me lembro como se diz bom dia.
Nos dias de hoje e uma vez que a escola se pretende inclusiva, deveria apostar-se mais na formação dos professores para lidarem com turmas como a tua. Era uma mais valia, para nós, e para os miúdos que são aqueles que mais sofrem com a falta de apoio.
Bom fim de semana

Marina disse...

Pareceu-me uma boa sugestao!
Talvez agora com as feiras do livro... Vou tentar nao me esquecer!

Beijitos e uma boa semana

Patrícia Pêra disse...

Deve ser um desafio aliciante trabalhar com pessoas tão especiais. Aprende-se muito com elas, nomeadamente a dar valor a coisas que tomamos como certas.

E a linguagem gestual também já me passou pela cabeça...

Zeca Paleca disse...

Eu tenho um grande amigo que era surdo-mudo, mas, em Coimbra, há muitos anos, com a terapia da fala, aprendeu a falar. Eu tenho aprendido com ele a linguagem gestual é só tenho a dizer que isso é uma coisa maravilhosa. Adoro falar com ele.

Mas agora vamos sorrir...

Podes ser a madrinha do nosso EMPLASTRO que conseguiu a permissão do pai da MOURA AO LUAR para a levar ao altar?
Vem ao nosso blogue e sê anuente com o que te pedimos.
Esperamos-te no:

http://lusoprosecontras.blogspot.com

Anónimo disse...

Parece interessante! Vou tentar encontrá-lo!
Ainda não perdi a esperança de vir a frequentar um curso de Língua Gestual - assim surja a oportunidade! É louvável o trabalho que estás a desenvolver com essas crianças e, acredito, muito gratificante! Bom trabalho!

Beijinhos :)

Stôra disse...

Obrigada pela vossa visita e comentários, acreditem que é espetacular trabalhar com alunos surdos! Estou a adorar!

Estou a passar uma fase muito má: o disco rígido do meu portátil foi à vida, por isso imaginam como eu estou... Durante esta semana não vou conseguir actualizar o blogue. Assim que tiver computador eu volto!
Beijinhos para todos!

Anónimo disse...

Olá colega, também vou comprar! Excelente iniciativa.
Beijinhos