10 maio, 2007

Os dias têm sido difíceis

A minha escola é uma "animação"!
Quando digo "animação", estou a ironizar, mas apenas no meu ponto de vista! No ponto de vista dos alunos a escola é mesmo uma animação - para eles, onde há porrada há animação!
i
Dia A: Saio da escola pela porta que dá para o pátio exterior e quase que sou levada na corrente de alunos que passa a grande velocidade, da minha esquerda para a minha direita, na direcção do portão de saída. Pergunto a mim própria "mas o que é que se passa?!" e um aluno, ouvindo os meus pensamentos, responde extasiadamente "é porrada! É porrada!".
"Oh meu Deus", penso eu, antevendo a confusão à saída, "espero que o porteiro tenha o bom senso de não os deixar sair". Por outro lado pensei que era impossível travar aquele mar de gente louca e sedenta de porrada. E tinha razão: ele nem tentou travá-los!
Quando cheguei à saída, apenas vi sair do meio da multidão uma aluna minha - "o camião de má educação e confusão" - que, heroicamente, dava a tarefa por concluída e pegava nos seus pertences, que tinha abandonado no meio da estrada, para continuar caminho.
i
Dia B - manhã: A professora ... foi para o hospital, coitada, ia mal tratada! O que lhe aconteceu?! Foi abalroada por um aluno no corredor e caiu de costas, desamparada, no chão. O INEM pô-la logo a soro; pensava-se algo de grave. Afinal são SÓ hematomas, contusões e muitas dores. Vai ter de ficar em respouso uma ou duas semanas.
i
Dia B - tarde: Saio da escola e vejo uma multidão exaltada na zona do estacionamento. "Não é coisa boa", pensei. Entro no meu carro e quando ia a arrancar vejo uma das minhas alunas de 16 anos a rolar no chão com outra que não consegui identificar. Arrepelavam-se, pontapeavam-se, arrastavam-se pelo chão (valeu tudo menos tirar olhos) - uma cena horrível, do mais baixo nível que possam imaginar, que ameaçava propagar-se pelos outros que assistiam e que queriam tomar partido, que me deixou com o coração aos pulos de aflição, certa de que, se tentasse interferir, podia não sair de lá viva! O porteiro assistia de longe sem se mexer. Ainda parei o carro, num ataque de loucura, mas pensei melhor, voltei a ligar o carro e fui dali embora. Meia hora depois o meu coração ainda pulava de aflição.
i
Dia C (ontem): "Stôra, há porrada, há porrada!", gritavam, com o ar mais feliz do mundo. "O que se passa?!", perguntei. "O ... e o ... já se tinham chateado lá no bairro, onde até meteu navalhas e pistolas. Agora o ... foi acabar de acertar as contas com o ... ali no pátio. Até houve sangue!" Realmente, enquanto dava aula passaram perto da janela, a vítima e dois amigos, identificados prontamente pelos meus alunos; um deles ia a sangrar do nariz e não era pouco!
Pergunto-me: "Onde é que isto vai parar?!"
Para ajudar à festa, o meu computador morreu no fim de semana :(
O disco duro foi à vida e levou com ele muitas coisas importantes...
Quero férias!!!!!!
i

17 comentários:

Alda Serras disse...

E o porteiro não interveio? E a Escola Segura não foi chamada? Percebi que as cenas de pancadaria ocorreram fora da escola mas envolviam alunos. O porteiro não deveria ter lá ido dar dois berros, pelo menos?

Vai ser um final de ano complicado! Os miúdos andam muito exaltados! Hoje um aluno meu foi para o hospital com uma perna toda inchada de um pontapé que levou de uma menina!

As melhoras para a colega!

eskisito disse...

Reconheço todas as situações que contaste. Na minha escola (1.º ciclo) as auxiliares passam mais tempo a fazer curativos do que outra coisa qualquer. Consequância dos constantes atropelamentos e situações de pancada. Uma colega minha está grávida, e hoje, se não tivesse empurrado um miúdo a tempo, teria levado com ele, com toda a força, em cheio na barriga. E, um dos miúdos, de etnia cigana, já ameaçou esfaquear uma miúda no meio da escola.
E, para veres que sofro contigo, o meu PC há uns 3 anos também sofreu do mesmo mal. Aprendi desde aí a fazer backups a tudo.
O melhor que podemos fazer é aguentar. E rezar para que tudo mude.

Márisa disse...

Bem, que semana atribulada!
Parece mesmo uma selva!
Tens de sair daí viva, por isso força! Beijinhos

Hindy disse...

Bolas! Isso é que é confusão!
Espero que tudo se acalme!

Beijinhos :o)

Maria do Consultório disse...

Sabes o que me apetece dizer quando vejo estas cenas?
" Chamem os paizinhos para ELES os separarem!"
É que há umas semanas passei por mentirosa quando avisei uma mãe do atraso do filho. É que, segundo ela, a criatura nunca traz recados para casa.

Bardamerda!!!!

Um abraço

eskisito disse...

E para ajudar, hoje um miúdo de 9 anos resolveu desafiar-me no meio de uma aula. Onde é que isto vai parar? Comigo a matar um miúdo.

A Professorinha disse...

Beeeeeemmm.... Deixa-os.... eu já só penso: deixa-os... nem chegar perto!!! Ainda apanhamos nós... Isto está mesmo lindo...

Beijinhos e força nisso!

olho_azul disse...

Não te podes queixar de aborrecimento, pois não?
Realmente os miúdos andam demasiado exaltados e por contactos que tenho tido com colegas em diferentes escolas o mal parece geral (uma espécie de pandemia, mas não é gripe das aves).
Férias, todos precisamos. Basta-nos pensar que já estiveram mais longe...
Beijocas

Meggy disse...

Assim vai a escola em Portugal...
Fico assustada ao saber que é este o futuro do nosso país, que as pequenas pessoas que ainda em crianças querem ver pequenas lutas, em grandes queiram ver grandes guerras...

Bom resto de fim de semana

Beijo

Zeca Paleca disse...

Ó STÔRA deixe lá essas confusões todas e venha receber umas PEPSI COLA que eu lhe ofereço com todo o gosto no meu:

http://lusoprosecontras.blogspot.com

Alda Serras disse...

Faço-te um convite no meu blogue. Espero que aceites!

Márisa disse...

Desejo-te uma boa semana...
Beijinhos

Marina disse...

Stora, concordo com a Olho Azul, pelo menos assim nao te podes queixar de dias monotonos! eh eh

Beijitos e as melhoras ao teu computador

Stôra disse...

Estou atolada de testes para corrigir e sem computador parece que já não consigo! Já não anotava as pontuações à mão há uns 3 anos! Passo só aqui rapidamente para ver e publicar os comentários. Desculpem, espero normalizar no fim de semana.
*Beijinhos* para todos

13 disse...

Entre mortos e feridas alguém há-de escapar... que sejamos nós!
Esta semana também tive uma fantástica... a mãe de um aluno da minha DT agrediu uma aluna da minha DT! Quando cheguei à escola parecia um circo...

A Flor disse...

PÔXA ESSA ESCOLA É MESSSSSSMO ANIMADA! :)

Gostei de conhecer este teu cantinho.

Beijinhos da Flor

Ah, ia-me esquecendo, estou a pensar voltar a visitar-te..

Stôra disse...

Nem imaginam a nimação que aqui vai!... Isto é uma selva!

Flor: obrigada pela visita :) Volta! Assim que tiver tempo (a partir de 2ªf, espero eu) vou visitar os cantinhos de todos!
*Beijinhos*