30 setembro, 2006

E saiu-me a sorte GRANDE, ou não...

Foi nas 3as cíclicas que me saiu a sorte GRANDE! (sim, pq este concurso de professores está a tornar-se uma autêntica lotaria, a avaliar pelos professores que ficam horas a fio a olhar para o monitor do computador, a roer as unhas e a torcer "é desta, é desta!"...)
Fiquei colocada! (esta é a parte boa) Bem juntinho a "nuestros hermanos", a leste! (esta é a parte menos boa tendo em conta que eu sou do litoral! Não que eu n goste dos espanhóis... mas n havia necessidade de ser tão longe!)

E quando eu pensava que já conhecia quase todo o meu país.... percebi que faltava o "quase"! :) Que aventura a procura daquela bendita terra perdida no meio dos montes!...
Disseram-me que, para já, é só para um mês.... mas eu já vi este filme muitas vezes...
Enfim... lá vou eu!

28 setembro, 2006

Ministra q é Ministra nunca se compromete!

Quem não estabelece prazos para cumprir os deveres públicos, legitimamente, não deve nada a ninguém! Ninguém pode "apontar o dedo" e dizer: "Não cumpriu!"
Pois foi precisamente isso que a nossa querida Sra. D. Ministra fez! Ah pois, isto de fazer política requer muito estudo, muitos neurónios queimados, para se sair sempre ileso do que quer que seja!
A Sra. D. Ministra não disse a ninguém qual o dia em que sairiam os resultados das colocações cíclicas (semanais, para quem não sabe)! Já saíram numa 6f, já saíram numa 2f, já saíram numa 3f e, quando todos esperavam que fosse contemplada a 4f.... HAHAHA enganaram-se! Não há cá sequências lógicas, que não queremos que o povo se habitue!
Os resultados têm saído quando ela, ou eles, querem e lhes apetece! Assim não deve satisfações nenhumas a ninguém! Sim senhora, um forte aplauso!
Isto, sim, é ter respeito pelos professores!
Isto, sim, é ter a consciência que há famílias que têm de organizar a sua vida em função do lugar onde irão dar aulas!
Isto, sim, é ter prazer em ver os professores, todos os dias e a todas as horas, olhar para o monitor do computador à espera que "algo aconteça"!
Isto, sim, é vergonhoso!

26 setembro, 2006

Chamou-me "mãe" :)

O facto de estar desempregada permite-me fazer muita coisa: escrever a minha tese de mestrado, ter tempo para mim, tempo para estar com os meus amigos e também tempo para recordar, com alguma frequência, alguns episódios giros que me aconteceram.
Numa das aulas em que os meus alunos do 9ºano trabalhavam em grupo, aproximei-me de um grupo de alunas para lhes esclarecer algumas dúvidas e, eis senão quando, uma delas se dirige a mim: "Oh mãe,... ai... oh stôra!..." Não imaginam como me senti!... Não tenho filhos e penso que esse projecto ainda está longe de ser concretizado! Acho que até fiquei um pouco bloqueada! :) Não sabia se havia de rir ou chorar, se me deveria sentir velha ou nova, boa ou má... (lol)
Para quem está a ler e não me conhece, sou uma rapariga nova que por vezes é confundida com as alunas :) Penso que não me chamou de mãe por eu ter um "ar mãe"... digo... mais velho... Talvez um ar doce :) Portanto, ficou-me nos ouvidos a satisfação de os meus alunos me olharem como alguém que gosta e se preocupa com eles, alguém que ouve os seus problemas e com quem gostam de falar.
Se alguém já passou por um episódio destes, sabe como é giro passar por ele ;) É nestas alturas que eu penso que vale a pena ser professora apesar de continuar desempregada...

23 setembro, 2006

As disciplinas opcionais

Mas de onde é que saiu esta Ministra da Educação?! ALGUÉM ME RESPONDE?!
Alguém, no seu perfeito juízo, coloca, por exemplo, as disciplinas de Física e de Química opcionais no 12ºano?!
Como seria de esperar, os alunos, que querem terminar os seus estudos do secundário e outros terminá-los com altas médias, optaram pelas disciplinas que lhes dão menos trabalho a estudar e garantias de melhores notas, como é o caso de psicologia. Estou mesmo a ver estes alunos a entrarem em cursos de engenharia, medicina e ciências em geral (biologia, química, física, geologia...) com formação de 12ºano em psicologia!!!... (vai ser lindo!...) Tenho pena dos professores universitários, vão ter muita "pedra para limar"! Tenha pena dos alunos, Sra. D. Ministra!!! Agora, já não vão chegar burros à Universidade! Vão chegar, sim, muito burros!!!
A par de alunos cada vez mais burros, temos professores (especialmente os de Física e Química) cada vez menos colocados!...

Mais uma cíclica...

Bom, já vamos para a terceira cíclica...
A DGRHE estabeleceu como limite para a manifestação de necessidades, por parte das escolas, as 24h do dia de ontem (22 de Setembro) .
Se não fossem as cíclicas, o que seria de nós... (lol) As listas de não-colocados não têm fim!...
Aliás, com esta ministra, o que vai ser de nós, professores?!

18 setembro, 2006

O debate na TV

Estou eu, aqui, a assistir ao debate... Sra. D. Ministra, alguns presidentes de escolas, professores e alunos. Palhaçada!
Os alunos não falam porque têm medo de não terminar o 12ºano (lol) - penso que é uma boa opção pq se fossem meus alunos, e dissessem mal de mim, eu fazia-lhes a folha! (lol) Brincadeirinha!!!
A plateia está comprada... batem palmas a tudo! Até a nossa querida moderadora já se está a "passar"! (Será que a Sra D. Ministra, antes de ir para o debate, também emitiu um despacho a penalizar a plateia na parcialidade de aplausos?!?) (heheh)
Estou ansiosa... os resultados das colocações deveriam sair esta noite... deveriam?!? 'TOU À ESPERA!
Será que a Sra. D. Ministra se esqueceu de nós?! Raio de debate! É claro que não saem resultados esta noite!... Se saíssem era a desgraça em directo!!! (lol)
Vou dormir!

17 setembro, 2006

Stôra ou aluna?! Eis a questão :)

Enquanto espero, calmamente, tal como os meus colegas, que a DGRHE se lembre que eu existo e que tenho sede de partilhar os meus conhecimentos (vulgo, preciso de trabalhar!) estava aqui a lembrar-me de um episódio bem divertido (na altura não achei piada nenhuma...) que me aconteceu no final do ano de estágio:
Tinha chegado de férias - final de Agosto - e tinha de comprar, na papelaria da escola onde exerci funções, um papel de retorno (é necessário preencher qdo se regressa ao trabalho). Aguardava pacientemente ao balcão da papelaria a chegada de alguma funcionária que me pudesse atender, quando ouço ao longe uma voz estridente (e mto aborrecida por ter clientes) a gritar: "Oh menina, o ké k tu keres?!". "TU, ela disse o que é que TU queres?!" pensei eu, incrédula. "Ela vai tremer qdo eu me voltar e vir quem eu sou!" (Ingénua!)
Voltei-me e disse: "Preciso que me venda um papel...". Não terminei a frase porque pensei que a Sra funcionária reconhecesse com quem estava a falar e, por outro lado, o trabalho dela era vir atender quem quer que fosse... "Que papel?", perguntou a Sra funcionária. Eu, já irritada e frustada por não ser reconhecida, respondi num tom mais alto: "Um papel de retorno!". Digo-vos que a Sra funcionária não sabia onde se meter! (lol) "Ah, com certeza, Sra professora, vou já, vou já! Desculpe, sim? Confundi-a com uma aluna... tão novinha...."
O meu sorriso foi muuuuuuiiito amarelo!
Ainda hoje, por vezes, me confundem... :)
A sra ministra devia dar, sim, um trato nestes funcionários que não fazem nada!

12 setembro, 2006

Um blog n faz mal a nng :)

Pois, estava precisamente a lembrar-me de como a vida de stôra, a minha, é tramada!... E decidi criar um blog...
Penso que é uma razão mais do que suficiente :)
Estou desempregada... à espera que alguma escola necessite dos meus conhecimentos... é vida!

Ainda me lembro da primeira vez em que ouvi a palavra "stôra" dirigida à minha pessoa! Foi uma sensação tão estranha!... Nos primeiros centésimos de segundo pensei que era uma colega minha a chamar um professor; nos centésimos de segundo seguintes lembrei-me que eu já não era aluna, tinha passado "para o outro lado" (pavor); nos segundos seguintes coloquei a hipótese de o chamamento ser para mim; Passados alguns segundos consciencializei-me que o chamamento era para mim e olhei. Tinha, a partir de então, um novo nome : "stôra" (lol)
Hoje em dia já me habituei a olhar sempre que ouço tão belo nome :)