26 setembro, 2007

Sem abrigo

É incrível mas os professores também podem ser sem abrigo.
i
Sou professora, do centro do país; fui colocada no Norte, bem a Norte!
Já comecei a dar aulas.
Não tenho casa: ou porque são todas muito caras (renda, despesas de casa, deslocações - gasolina& portagens - e sobrevivência... tudo isto = ficar sem ordenado) ou porque não têm mobilia (e não a vou comprar por uns meses) ou porque não estão em condições dignas de habitação.
i
Correr as ruas da cidade à procura de anúncios de arrendamento, ligar para imobiliárias, saldo do telemóvel a acabar, bateria a descarregar - todos os dias a mesma coisa!
i
Quando o desespero estava no auge, já farta, vi que tinha de desatar os cordões à bolsa... lá arranjei um cantinho que, junto com as outras despesas, me vai levar metade do ordenado.
i
Tendo sido colocada a 180km's de casa, perguntam vocês, onde tenho eu dormido?!
i
Os amigos! Embora estejam ainda a 50 km's, têm-me dado abrigo! E vão ter de continuar a dar pois a casa que arranjei só está pronta, se tudo correr bem, na próxima 2ªf! (burocracias de imobiliárias)
i
É triste, esta vida!
i

14 comentários:

colher-de-pau disse...

Deixa lá minha querida...
Um destes find de semana vens encher a barriga cá a casa e se te portares bem ainda te deixo leveres os restos áí para o norte!
Beijinhos!

gq disse...

É curioso este blog, a maior parte dos post's podia ter sido eu a escrevê-los...

Tb eu ando em fase de busca de casa, como já estou pelo 3º ano no Porto, agora decidi-me a comprar. É que fica mais barato pagar a prestação de um t1 do que os preços loucos que pedem para os alugueres! Já para não falar do estado miserável em que muitas das casas estão...

Como nós nem quero imaginar quantos não têm de andar ano a ano com a casa literalmente enfiada na mala do carro.

Enfim, boa sorte e boas aulitas!

Marina disse...

Por momentos, assustaste me!
Ja estava a pensar que estavas a morar debaixo da ponte!!!

Mas olha, para te animar, passa la pelo meu sitio que te arranjei um presente! eh eh

Beijitos

Hindy disse...

É mesmo! Mas ainda há quem ache que ganhamos muito e não fazemos nada... Enfim!

Beijinho hindyado

Stôr Engenheiro disse...

É como tu dizes... Vida de "Stôra" é tramada...

Mas lá conseguiste!!! E os amigos lá estiveram para te ajudar... :)

Qual ministra, qual quê... Ela que venha experimentar...

Beijos

Alda Serras disse...

Com estas condições como podemos dar o nosso melhor?! Devíamos exigir ajudas de custo e despesas de deslocação!

(Pa)Ciência disse...

Ao fim de uma semana lá consegui arranjar "casa-quarto"! E quando a escola fica num sítio pequeno então é um sarilho, mas já está! Começo a pensar comprar uma autocaravana... e depois estacioná-la à porta da escola. Já quase estou a ver aglomerados de autocaravanas aos portões das escolas e o pessoal a dizer: olhem, ali vivem os pobres contratados desterrados... Esta vidinha começa a cansar-me, e o gosto por dar aulas cada vez mais a desvanecer perante tudo o resto :( Boa sorte aí por cima ;)

eskisito disse...

Já passei por aí várias vezes...agora imagina o extra de andar com a mobília toda atrás, porque não tenho casa própria.

Anónimo disse...

Realmente a vida de professor não é nada fácil! Ao contrário do que muitos pensam!

Espero que consigas depressa o teu cantinho! Isto de andar sempre com a casa às costas...

Beijinhos

A Professorinha disse...

Já passei por aí!! Uma semana a vier na pousada da juventude!!... Foi um stress...

Mas ainda bem que os amigos te ajudaram!...

Beijos e boa sorte...

jorgeferrorosa disse...

Como te entendo! olha, mas ainda estás com sorte que tens um horário. O ano passado fui de Lisboa para o Porto e foi mais de 180km's. Tudo se resolveu. Este ano ainda não estou colocado. O estado paga para não trabalhar, parece. Subsidio de desemprego. Ontem sairam as terceiras ciclicas e nada, nada mesmo. Desespero na linha da frente. E agora? Mas fazer o quê? Não sei nem estou interessado. Quero apenas um horário e continuar o que tenho feito e para o qual estudei. Que vida a de professor. Os horários desapareceram, pois roubaram-nos, com os acrescimo ao secundário com mais duas horas e reduzindo assim os horários e stressando os outros colegas. Isto em nada é proveitoso. Bem, desculpa este desabafo, mas o desespero instalou-se e viver assim não me parece saudável nem para mim nem para os meus colegas! Será que vou ter um horário? Mas quando? Não sei. Continuo a visitar-te e felicidades para este ano lectivo.
Abraço da alma

Anónimo disse...

"...Na água do mar sem pudor
Nu mergulhar tão lento ..."

Bom fim de semana .

olho_azul disse...

Eu tenho uma teoria para os professores - comprar uma carvana e estacioná-la no parque da escola. É cómodo e fica mais em conta :)
Beijocas

olho_azul disse...

Afinal, a Pa-Ciência já tinha pensado nisso :(