17 junho, 2007

Os meus "tesourinhos deprimentes"

Em jeito de vos provar que sobrevivi a esta última semana, venho aqui mostrar-vos os "tesourinhos" com que os meus lindos alunos (do 7ºano e 9ºano) me brindaram nas suas respostas aos testes e que fizeram com que não fosse fácil a sobrevivência!
Ao corrigir os testes, verifico que é, cada vez mais, difícil ser professor de Língua Portuguesa! Colegas, como eu vos admiro! Não sei como conseguem corrigir testes com tantos erros ortográficos, especialmente em palavras tão correntes como "embora" ou "interruptor". E os erros ortográficos são só uma pequena parte do que deve ser a resposta a um teste de L.P.
Aqui fica uma AMOSTRA:
"Vobine"; leia-se "Bobina".
"Bovine" ; esta versão nada tem a ver com "bovino" mas, sim, "Bobina".
"... dasse o nome de..." ; leia-se "... dá-se o nome de...".
"Prigosos"; leia-se "perigosos".
"Actividades esprementais"; leia-se "Actividades experimentais".
"... não devemos ir em vora..."; leia-se " ... ir embora...".
"Botava um bocado de sal..."; leia-se... aiii nesta parte acho que já não lia nada!
Eu, que sou uma "stôra bué de má", costumo mandar corrigir os erros, dados nas respostas dos testes, 5 vezes cada um... acham que faço mal, professores de L.P.?! Ou será que deva triplicar a pena?!

14 comentários:

Alda Serras disse...

Também ando desanimada com as correcções das fichas. Como é possível, chegarem ao final do ano e darem mais erros do que no princípio?! Não vale a pena triplicar, nem quintuplicar,... Eles ligam o piloto automático e não ligam nada ao que estão a escrever. Nesta altura, acho que só um milagre os salva...

Gostei das esperimentais, são actividades em que se espreme, não é? Espreme-se a paciência dos stôres!

Meggy disse...

É com cada pontapé na língua portugesaque uma pessoa até fica parva...

Beijo

eskisito disse...

Primeiro, um comentário ao sexismo da tua pergunta: e professores de LP?
Segundo, triplica a pena. Porque é absurdo que miúdos dessa idade cometam erros tão básicos.
Terceiro, ainda bem que sobreviveste.

Stôra disse...

Bell: realmente, devem ligar o piloto automático pq qdo eu vou ver os erros corrigidos, é uma desgraça! Já cheguei a encontrar o erro 5 vezes mal escrito! lol

Meggy, foi só uma amostra! :S

Ai, eskisito, peço imensa desculpa! Mas foi de propósito!!! hihihi é que eu não suporto professorES de L.P. :D
Tou a brincar; vou já corrigir! :D
*Beijinhos*

(Pa)Ciência disse...

Ahahah, mais vale rir para não chorar! E os teus ainda são de 3º ciclo... mas os meus eram 11º e os erros andavam muito perto desses. Cá para mim devíamos começar a descontar na nota por erros ortográficos! De qualquer forma o que me custa mais é ouvir as profs de Português nas reuniões dizerem que têm ali bons alunos só porque perceberam os maias... os mesmos que num teste me escrevem "colizão" (colisão) e "fas todo o sentido" (faz)!
Beijocas ;)

Stôra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stôra disse...

Ai, pa-ciência, não há quem aguente! Eles ainda costumam perguntar se eu desconto pelos erros cometidos! Eu digo-lhes que, se fosse a descontar, eles tinham pontos negativos!
No secundário é muito mais grave!
O problema dos prof's de L.P. é o mesmo dos de prof.'s de Matemática!
Os bons professores que me desculpem mas como é possível um aluno ter nível 4 a Mat. (num ano em que deve saber fazer equações do 2º grau e até inequações!) quando, na disciplina de C.F.Q., não sabe resolver uma equação do 1º grau?! MISTÉRIO!

Paideia disse...

Ó stora, tezôrinhos, sim, deprimentx é k naõ. Apanhe 1 bucadinhu de Sole na muleirinha, que fàs bem à glandola piniale, qé 1 glandola aki mesmu em sima do naris; se poblicá--sse--mus um livro da ajeneira ainda ganhá--va--mus uns cobrx!
Pence niço!
JokAs!

Maria do Consultório disse...

Eu cá sou menina de os envergonhar!!!É que essas tretas pseudo-pedagógicas não dão em nada.Ainda hoje houve um que me escreveu "másoumenos".Por amor da santa!

beijo

Anónimo disse...

Eu sou a favor da máxima "somos todos professores de Língua Portuguesa", por isso acho que todos temos a obrigação de lhes corrigir os erros e alertá-los para a necessidade de escrever correctamente as palavras. Eu já ouvi nas minhas aulas vários alunos comentarem que só têm cuidado com os erros nos testes de Língua Portuguesa pois só estes professores descontam!
Eu sou professora de LP e durante a realização dos "meus" testes (em que desconto por erro ortográfico)só é permitido tirar dois tipos de dúvidas: qual o significado de determinada palavra; como se escreve uma palavra em que o aluno tem dúvida!
Enfim, não há a receita ideal para este problema! (Infelizmente!)

Beijinhos :)

Rita disse...

Olha, cheguei aqui através do Consultório da Maria. Eu acho que infelizmente cada vez se escreve pior e temo que a culpa seja em grande parte das mensagens de telemóvel que se escrevem, com aquela língua que eu às vezes até tenho dificuldades em perceber, porque se criam maus hábitos. Outro dos problemas é a falta de hábitos de leitura porque ler ajuda e muito. Não sou professora mas acho que triplicar o castigo deverá ser o melhor porque a repetição ajuda a reter na memória. Gostei do teu espaço, vou voltar.

Hindy disse...

Passei para deixar um beijinho hindyado!

Stôra disse...

Paideia: lol que horror! Essa escrita irrita-me profundamente, põe-me com os cabelos em pé!!!

para sempre, maria: eu também os envergonho (ou tento) mas não vale de nada! A turma toda goza, e eles ficam felizes por serem os palhaços da turma! Não há vergonha!

Cris: por isso o faço, porque acho que todos temos obrigação de os corrigir :)

Rita: obrigada pela visita! :) Concordo contigo; as sms estragaram tudo.

Hindy: Beijinhos :)

AnaCristina disse...

Eu também mando corrigir x vezes mas acho que não resulta... pelo menos, os erros não desaparecerm!