As minhas mãos já falam algumas coisitas :)
Continuo na formação de Língua Gestual Portuguesa; pouco assídua, devido às 1001 reuniões que tenho marcadas - tristemente, muitas delas coincidem com a formação. Mas, segundo a formadora, "apanho" bem as revisões e vou conseguindo acompanhar! :)
Uma das últimas reuniões que tive foi a reunião do NACDA (Núcleo de Apoio a Crianças com Deficiência Auditiva). Os coordenadores do NACDA, alertaram os professores para o facto de estes alunos terem poucas expectativas para o seu futuro, de pensarem que não se vão integrar na sociedade, de dizerem que percebem quando, na realidade, não perceberam nada.
Só para terem uma ideia, estava a explicar a alunos surdos do 7º ano o que é a massa de um corpo e que a mesma se determina com uma balança; perguntei se perceberam ao que todos responderam que sim. Para testar, perguntei, então, se sabiam o que é uma balança. Ninguém soube responder!!! Tive de fazer um desenho de uma balança de casa de banho com um menino em cima e uma balança de cozinha com fruta, com os valores da massa, em Kg. Ficaram espantados: não sabiam (ou não se lembravam...) que aquele objecto se chamava "balança". Conclusão: estes meninos, têm muitas dificuldades em interpretar uma simples frase porque nem sempre conseguem associar a palavra ao seu significado. Mas eles dizem sempre que percebem, com vergonha de dizer o contrário.
a
Deixo-vos a frase que os coordenadores do NACDA nos deixaram:
"Pior do que a surdez de ouvido é a surdez de espírito."
a
6 comentários:
O método de determinar a massa com uma balança é muito pouco universal.
Para além de variar com a latitude - à superfície da terra - varia também com a altitude.
Lá está, seria então preciso recalibrar a balança.
Claro que para as unidades medidas pela balanças comuns, tal é irrelevante.
No entanto, não seria muito mais didáctico explicar-lhes o princípio que está por detrás da balança? E como a massa é medida de forma indirecta.
Depois dizias-lhes que uma forma mais directa seria por intermédio de uma balança de torção de Cavendish. Também sujeita a diversas limitações experimentais, decerto, mas que traduz melhor o que se pretende dizer quando se fala em "massa" de um corpo.
E por fim, cereja no topo do bolo, dizer-lhes que as medidas estão todas ligadas.
Isto é, o valor relativo da massa de diferentes corpos é absoluto, e o valor absoluto da massa é relativo.
Relativo porquê? Porque estamos a admitir constantes determinadas em função de outras constantes, ou de outras unidades de medida.
E pode ser que alguém apanhe o bichinho da física teórica ;)
Grande verdade!
Beijinhos
Stora, venho simplesmente dar-te os parabens! Eu tambem gostava que as minhas maos soubessem dizer umas coisas!
Imagino as tuas dificuldades.
Mesmo com alunos que nos ouvem e tao dificil explicar o que e a massa!
Bom trabalho!
Beijitos
Também gostava de fazer uma formação em linguagem gestual - estou a aguardar uma oportunidade!
É bem verdade a frase que nos deixas... e isso acontece tantas vezes com alunos ditos normais!!!
Boa sorte!
Beijinhos :)
Oh, não deve ser fácil, devem sentir-se excluidos em mtas situações...
Os teus alunos são surdos... No entanto há alunos ouvintes que ficam pior que esses...
Enviar um comentário