13 fevereiro, 2007

Algum(?!?) desânimo

Esta chuva e o céu escuro tornam ainda mais cinzento o meu espírito. Estou bastante desanimada. Acabei de corrigir os testes das minhas 5 turmas e o resultado foi um escândalo: 3 positivas numa turma, 5 positivas em duas outras, 4 positivas noutra e 17 positivas numa outra. Só esta última para me dar um pouco de ânimo. Numa turma do 9ºano, a "tal turma" complicada, foram entregues 8 testes praticamente em branco. Mais trabalho: tirar fotocópias dos testes, fazer relatório, enfim...
Pergunto-me muitas vezes o que andam estes miúdos aqui a fazer. Não trazem material para as aulas e estão pouco importados se, por isso, têm falta de material - "O que é uma falta de material?! Em que é que isso me afecta?!?" é o que a sua expressão do rosto mostra quando ouvem o "sermão" da professora. Não passam os apontamentos escritos no quadro e, quando a professora detecta e dá "sermão", começam a escrever algumas palavras numa folha que pedem emprestada a um colega com uma caneta igualmente emprestada. Quando a professora vira costas entram novamente numa conversa animada virados para trás e com o pé apoiado na cadeira do lado.
"Só venho às aulas para não ter falta" - ouço muitas vezes - "Teste? Só vou lá assinar". E não me venham dizer que têm situações familiares complicadas pois estas frases saem da boca de, por exemplo, da filha de uma funcionária (que esconde do marido o dia-a-dia da filha). A mãe não dá educação e inibe o pai de a dar. Aii que raiva! E se fosse só a filha dela... há muitas outras (matulonas de 14/15/16 e até 17 anos) assim.
Sei perfeitamente que na minha escola há muitos miúdos que têm situações familiares complicadas mas o que é certo é que muitos dos casos de falta de educação, falta de princípios, falta de valores, falta de respeito e... falta de muita coisa, vêm de alunos com situação familiar "menos má". O que pensam estes pais acerca dos filhos?! O que esperam deles, da escola, da vida?
O que ando eu aqui a fazer? Ensinar quem não quer ser ensinado? Obrigar miúdos a aprender o que eles não querem e que acham que não lhes serve para nada? Para quê?! Podíamos fazer todos umas feriazinhas e voltar no final do ano. Sim, voltávamos no final do ano para preencher a papelada e passar estes "amores" todos. É o que eles pensam: "para quê estudar agora, cansar o cérebro, se, daqui a uns mesitos, passamos todos?! Estes professores até metem n..jo! Que chatos! Deviam desaparecer todos!"
Bom, comigo não contam, certamente, que eu não compactuo com estas coisas!

7 comentários:

Alda Serras disse...

Algum? Muito desânimo! E cada vez a pressão vai ser maior sobre os professores para passar os alunos. O pior é que eles se apercebem disso e sabem que fulano ou beltrano passou sem saber nada, sem nunca ter trabalhado e querem fazer o mesmo. Os meus são mais pequenos e às vezes acho que pensam que as notas caem do céu sem haver necessidade de esforço (esforço=estudo e trabalho) da parte deles.

A Professorinha disse...

Deviamos era ir à escola só assinar. Afinal eles não vão lá só para não ter falta? Fazíamos o mesmo: assinávamos e evitávamos as faltas...

Que frustração!!!!!!!!!!

Beijinhos de ânimo!

Hindy disse...

Em Dia de S.Valentim ando a saltitar e a distribuir beijinhos hindyados a todos! :o)

AnaCristina disse...

E os que não passam porque os profs são maus, fazem 18 anos e depois vão tentar o RVCC, a nova moda nas escolas...

Maravilhoso país este que desilude quem mais trabalha!

Marina disse...

Qual papelada para eles passarem?
A PAPELADA é para o caso de eles nao passarem...
Isso sim, e que da chatisse e trabalho.
E depois, no fim de contas, eles e que tem razao!

Beijitos e aproveita as mini-ferias de Carnaval! =)

Márisa disse...

Enfim...
É o estado da educcação e de muitas outras coisas!
Como é que Portugal há-de andar para a frente?
Beijinhos

José Manuel Dias disse...

Está tudo nas nossas mãos...Bjs