14 outubro, 2006

O professor ainda tem valor!

"A tradição já não é o que era" é uma frase que, naquela terra do interior onde estou a dar aulas, não faz sentido... Lá, a tradição ainda é o que era!
Lembram-se do tempo em que um professor era bastante respeitado, apaparicado, diria mesmo, venerado por todos? Eu também me lembro; Acontecia no tempo em que os meus irmãos mais velhos frequentavam o Ensino Básico. Infelizmente, hoje em dia, um professor é visto... ... bom, todos nós sabemos como! Excepto naquelas terras do interior do país, longe da civilização, onde as pessoas são humildes, onde não há futilidades, onde o ar que se respira não tem poluição, onde os professores são o motor do desenvolvimento económico, social e cultural. Naquelas terras beirãs, para onde o concurso me levou, os professores ainda são acolhidos com tal simpatia e alegria que nos faz esquecer o quão longe estamos de casa!
Partilho casa com duas colegas e a nossa senhoria, sempre que se lembra, presenteia-nos com uns "miminhos da terra"! Ahhh, já me esquecia... o meu nick (stôra) quase que deixa de fazer sentido!!!
Agora sou "xenhora profexora" ou "xenhora doutora" :) hehehe :)

9 comentários:

Márisa disse...

Pois é!
O que era já não é!
Mas esta é apenas uma das mudanças entre muitas!
Há mudanças que são boas outras nem por isso!
Vá-se lá imaginar quantas pessoas é que tinham um blogg há meia dúzia de anos atrás!?!? E hoje????

Márisa disse...

Linkei-te!
Espero que não te importes!
:-)
Bom fim de semana!

Alda Serras disse...

Ai, que sorte! Eu já ouvi falar desses tempos em que a professora era respeitada e apaparicada com uns "miminhos" da terra. Agora os "miminhos" são outros!

Anónimo disse...

Realmente miminhos desses não acontecem todos os dias na nossa profissão... eu diria mesmo que começam a ser raridades. E bastam esses pequenos gestos, por vezes, para que o famoso "stress" dos professores diminua consideravelmente!
Obrigada pela visita lá ao meu cantinho! Eu também voltarei, com certeza!

Bom Domingo!
Beijinhos :)

olho_azul disse...

É tão bom ainda existirem pessoas que dão valor à profissão de professores. Bolas, alguém já parou para pensar naquilo que andamos a fazer concretamente? Nenhum médico chega a médico sem passar diante de um professor, não é?
Ainda bem que te sentes bem, apesar de estares longe de casa. Isso já é uma ajuda para suportar a distância.
Bom fim de semana!

Madalena disse...

É triste ver que o trabalho de alguns professores não é reconhecido. Há, de facto, excelentes professores e, alguns deles, até conseguem ser excelentes seres humanos e, esses sim, merecem Tudo, porque são eles que, aos poucos, vão dando a formação ao aluno e que o tornam, assim, tão rico em conhecimentos. Mas ser professor não é nada fácil. Falo dos verdadeiros professores, daqueles que gostam do que fazem e que, assim, sabem sê-lo de uma forma que me agrada muito. É pena que haja uma grande quantidade de gente que é aquilo que não quer ser. Esse é o problema e que faz com que muitos professores não mereçam, de facto, ‘aquele’ estatuto que outros (não muitos) professores merecem! Não me vou alongar mais, porque este é ‘daqueles’ assuntos que daria pano para mangas e, por isso, hoje fiquemo-nos por aqui... Talvez um dia, se se proporcionar se fale mais pormenorizadamente sobre este assunto que é, um tanto ou quanto, delicado.

Um beijo, ó sô dona pufexora :-P

A Professorinha disse...

Por acaso na minha escola também me chamam xenhora doutora... e os miúdos é xehora profexora... ehehehehe... é da região :)

Beijos

colher-de-pau disse...

Ehhhh!
Esta história já eu "xabia"!
Olha, se te derem sei lá, um presunto, ou uma galinha, ou qq coisa assim do género, lembra-te de nós!
Beijinhos!

Anónimo disse...

É claro que estes "miminhos", com o passar dos anos, têm tendência a acabar, mesmo aqui. A nossa situação não se adivinha boa...

arteminorca: deve ser pavorosa a ideia de, 22 anos depois, ter de voltar "à estaca zero"...

Eu tenho estado longe de casa mas nunca tão longe e num sítio tão isolado como este; Não está a ser nada fácil...

Agradeço a todos a visita e os "miminhos" (comments) :)