11 outubro, 2006

Agora vou ser mãe adoptiva!

Fui colocada num horário completo mas ao chegar à escola ainda não me tinham sido atribuídas as horas que temos de "dar" à escola.
Então comunicaram-me há uns dias que vou ser TUTORA! Com alguma sorte, nunca fui tutora, apenas ouvi falar "por alto", e não muito bem, neste belo nome, daí ter-me virado para o colega do C. Executivo e ter perguntado: "O que faço eu com este estatuto?!" Foi-me dito que iria acompanhar o aluno, ajudá-lo a orientar o horário de estudo, organizar o caderno diário, verificar se faz os trabalhos de casa, verificar a sua assiduidade que, pelo que me foi dito é péssima, enfim... ser MÃE dele!
Fiquei um pouco em pânico pois para eu ter fazer isto, o aluno deve ter um perfil pouco bom!
Pois não me enganei!... Quando ouvi o nome do aluno ia caindo pro lado! vou ter muito trabalhinho!... Ou não... Hoje, foi a 1ª sessão de tutoria e o aluno faltou! O que vou eu fazer?! Correr atrás dele?!

6 comentários:

Márisa disse...

Já vi que publicaste os comentários todos!
:-)
Erros de principiante, nãp te preocupes! Acontece mais ou menos o mesmo comigo. Ehehe!
Somos caloiras nisto!
Fica bem

Alda Serras disse...

Já me calhou muita coisa, mas nunca tive tutoria. Acho que não é suposto percorreres a escola à procura do aluno. O papel de tutor deveria ser atribuido a um professor que conhecesse o aluno, que tivesse alguma empatia com ele. Como é que o vais orientar, aconselhar, fazer de "mãe" dele se nunca o viste nem ele a ti?

Alda Serras disse...

Já tentei por duas vezes no post abaixo e não consegui, vamos ver se é desta. Não sei se a professorinha já te respondeu mas linkar funciona assim: entras no template do teu blog e procuras class="sidebar-title"links
vais encoontrar o google news e dois edit me que têm + ou - este aspecto: href="http://news.google.com/"google news
apagas o que está entre aspas e colocas o link da página que queres; apagas google news e escreves o nome que queres que apareça no teu blog; depois é só clicar no save template changes e replubish our blog. Podes copiar quantos links quiseres.

Alda Serras disse...

Já vi que conseguiste!

Bom fim-de-semana.

A Professorinha disse...

Olá! Finalmente com comentários rapariga! Já não era sem tempo...

Isso de ser tutor é mais para dialogar com o aluno, ver se faz os tpcs ou algo do género... Um director de turma da minha escola vai ser este ano e, geralmente, o tutor serve mais para o aconselhar. O aluno de uma das minhas turmas que vai ter tutor tem problemas de comportamento, mas se os professores falarem com ele, o rapaz endireita-se e fica bem, pelo menos durante uns dias. É mesmo ser mãe/pai dentro da escola :). Se eu não tivesse tantas turmas e 20 diabinhos de quem tento ser mãe por ser DT deles, seria um trabalho que eu gostaria de fazer... Antes isso que aulas de substituição...

Beijinhos! Já viste? Montes de comentários que já tens :)

Anónimo disse...

Olá! Também já experimentei um pouco de tudo... mas tutora ainda não me calhou na rifa! Este ano estou, pela primeira vez com Área de Projecto. Mais uma experiência nova de tantas a que nos temos de adaptar!
Também fiquei colocada nas primeiras cíclicas (segunda) e esta situação repete-se pelo nono ano, por isso a experiência de conhecer uma escola (ou duas!) por ano também não é nova para mim!

Bom trabalho! Bom ano lectivo!
Beijinhos :)