20 outubro, 2006

Mais um mês?!

Quando fiquei colocada, disseram-me que, em princípio, ficaria por um mês mas talvez se prolongasse por mais tempo pois a colega tinha metido atestado de 1 mês mas provavelmente teria necessidade de meter outro. Quando nos dizem uma coisa destas ficamos sempre com aquela ansiedade: será que é um mês, será que são dois, será que é o ano inteiro?! A partir daqui deixamos de ser donos do nosso futuro, estamos dependentes de outros - isto, para mim, é horrível! Estamos a dar aulas a alunos que "não são nossos" ou que dentro de pouco tempo podem deixar de ser; marcamos testes e não sabemos se os vamos realizar ou se é outra pessoa; é o pegar num projecto que PODERÁ vir a ser terminado por outra pessoa. Isto deixa-me completamente desorientada e desmotivada!
Achei a vila simpática, as gentes ainda mais, a paisagem incrivelmente bela, tranquilizante e agreste tb... muito frio! Os alunos, esses, podiam ser melhores... menos "agrestes", mais civilizados, mais bem educados, mais trabalhadores e empenhados. O grupo de colegas é muito bom, gosto imenso deles (se não fossem eles a dar-me força...)!
Finalmente, chamaram-me para assinar o contracto e disseram-me que vou ficar mais um mês (a colega meteu outro atestado - disseram-me que pretende destacamento por condições específicas; já lhe foi negado uma vez e ela está a tentar pela 2ª vez). Mais um mês, para já... Ao fim de 55 dias de atestado, a escola manda a colega a junta médica e logo se vê se ela tem o que pretende e, portanto, se eu fico mais tempo ou não...
Como devem imaginar, esta situação está a causar-me grande ansiedade, não tenho andado muito bem disposta! Acho mesmo que já não estou a achar piada nenhuma à escola, nem à terra, nem à paisagem, nem a nada!... Desculpem a expressão mas estou a passar-me no meio daquelas montanhas!!! E já constatei que, se gritar, ninguém me vai ouvir dado que não há civilização nas imediações, podem verificar pela foto! heheh
SOCORRO!

10 comentários:

Alda Serras disse...

Nunca estive na tua situação por isso não posso avaliar como te sentes mas parece-me que deves aproveitar ao máximo o teu mês e continar a fazer o teu trabalho com profissionalismo. Dás o teu melhor e, se daqui a um mês saires, vais com a consciência tranquila. E olha que alunos maus há em todo o lado.

Márisa disse...

Pois, aacredito que deve ser muito difícil viver nessa ansiedade.
Mas como não podes fazer nada o melhor é mesmo esperar e aproveitar da melhor maneira cada dia! :-)

Anónimo disse...

Como te compreendo! Nos últimos anos, as minhas colocações não ultrapassam os quatro/ cinco meses. Quando começamos a gostar de uma escola somos obrigadas a deixá-la para, com alguma sorte, nos ambientarmos noutra, outros alunos, outros colegas, outros projectos, outras matérias... E depois não nos entendem a desmotivação!
Mais uma vez, este ano estou a substituir - horário incompleto e provável até Janeiro/ Fevereiro. Já deixei de esperar, como fazia há alguns anos atrás: que me completem o horário até 31 de Dezembro, que me prolonguem o tempo de serviço previsto naquela escola, que surja algum horário logo a seguir... procuro fazer bem o que estou a fazer no momento e sair dali com a consciência do dever cumprido!
Fico a torcer para que tenhas sorte com esse horário, quem sabe ele se prolonga até final do ano lectivo, pelo que descreves existe uma forte possibilidade!

Beijinhos :)
Bom domingo!

Anónimo disse...

Pois, é a primeira vez que isto me acontece e devo dizer que não é fácil lidar com a desmotivação :( Cris, se passaste muitas vezes por esta situação, admiro-te imenso, não é fácil! Espero que este ano tenhas mais sorte!
A vida de professor não está fácil!...
Vou dar o meu melhor e esperar...

Paulo disse...

Há um grande caminho a seguir. Algumas "cascas" de bananas há-dem....aparecer...lol.
beijos
Paulo

Anónimo disse...

Ó paulo sempre...

"há-dem" ????????????

valha-me Deus!!!!!

valha-te Deus!!!!!!!

Anónimo disse...

lol Realmente, Paulo Sempre, n havia necessidade!... Ai esse "pretugês"!... :p

olho_azul disse...

Felizmente nunca estive na tua situação, mas trabalhei com colegas que passaram por isso e assim compreendo o teu estado de espírito. Mas a esperança é a última a morrer que pode ser que tanto tu, como a colega que estás a substituir tenham sorte (ela conseguindo o destacamento, tu o lugar dela).
Boa sorte e ÂNIMO!

Anónimo disse...

A vida de stora é mesmo tramada...
Em relação ao post... ainda bem que ficaste mais de um mês... assim tenho a tua companhia :))))))... (desculpa)...
Ah!!! A civilização fica a mais ou menos a 30 minutos hahahahaha...
Beijinhos grandes...

A Professorinha disse...

Sei o que sentes, é sempre uma grande ansiedade... E depois nós já temos medo que a colega apareça e nao sabemos como fazer com a casa onde estamos... e já temos vergonha de perguntar como é que vai ser...

Mas vamos lá ver, tens que esquecer essa parte e dedicar-te ao trabalho.

Beijos