03 julho, 2007

Transita ou não transita?

Acabam as aulas. O passo seguinte é doloroso: avaliar. E avaliar implica analisar, ponderar, ajustar, decidir... enfim, emitir uma sentença. Pelo menos, eu, sinto-o como tal.
É um processo que exige muito de mim. Custa-me imenso. Mas já o fiz; já terminaram as reuniões, já foram entregues as actas; já foram afixadas as pautas.
i
Resultados finais das minhas turmas do 7ºano (as únicas na escola):
Turma 1: transitaram 23 alunos; ficou retido 1 aluno;
Turma 2: transitaram 20 alunos; ficou retida 1 aluno;
Turma 3: transitaram 13 alunos; ficaram retidos 6 alunos.
i
Aposto que, neste momento estão a pensar "nada mau".
Realmente, não foi nada mau. E é compreensível a turma 3 ter tido 6 retenções pois foi aquela turma complicadíssima da qual vos fui relatando, ao longo do ano, alguns episódios muito infelizes. Fiquei mesmo admirada com o "reduzido" número de retenções.
Agora digo-vos: isto são apenas "aparências"; e, certamente, já ouviram dizer que "as aparências iludem"! Pois iludem!
i
Em que condições um aluno "transita" ou "não transita"?!?!
i
Depende da escola! Na minha escola os alunos podem passar com quatro negativas; sim, disse QUATRO negativas!!! Desde que não seja cumulativamente L.P. e Matemática (já não é mau).
Na turma 3 apenas quatro alunos passaram sem negativas; todos os outros passaram com três e quatro negativas!!!
i
Assim é que é! Arranjar estratégias para conseguir passar o maior número de alunos possível, para aumentar as estatísticas das transições!
Assim vai o Ensino em Portugal!
i
Em jeito de conclusão, o total de alunos retidos, naquelas três turmas, foi oito. Se ficassem retidos com 4 negativas, teriam ficado retidos dezasseis alunos!
É preciso dizer mais alguma coisa?!
i

7 comentários:

(Pa)Ciência disse...

E no próximo ano vão-lhes lá pedir para que se esforcem. Sim, sim... para quê? Passam à mesma e sem trabalho! É como dizes: assim vai o "Ensino" em Portugal! E nós a compactuar... :(
Beijocas ;)

Alda Serras disse...

Ai, quando não há, inventa-se! Mas 4 negas é muita nega! Por aqui, em anos terminais transitam com 2 (desde que não sejam L.P. e Mat), nos anos intermédios com 3 e já acho que estes últimos passam muito fraquinhos, que não se aguentam até ao final do ciclo. Mas, depois lá vem a água benta e os milagres...

13 disse...

Podemos mudar de assunto?!?

eskisito disse...

Numa das turmas que leccionei este ano, passou o 4.º ano todo (turma de 3.º e 4.º). Uma das alunas mal consegue ler, escrever é complicado e matemática é impossível. Passou para o 5.º. E, muitos outros casos nessa turma não iriam passar. Não percebo, a sério que não.

A Professorinha disse...

4 negativas??? COmo é que é possível??? Eu já acho 3 negativas demais... E na nossa escola quando temos 4 negativas temos que considerar muito bem o caso... ou seja, subir uma das negativas...

Enfim, assim vai o nosso ensino...

olho_azul disse...

Na minha escola passam com 3 negativas, independentemente da disciplina. Nas minhas turmas o panorama até nem foi mal, em retenções. O problema é que muitos transitaram com 3 negas. Já se imagina o que lhes irá acontecer no 8º ano... Muitos deles, se não se aplicarem desde o início, dificilmente aguentam a pedalada no 8º ano de escolaridade!

AnaCristina disse...

Isso é sucesso escolar...
E viva esse sucesso!
Que bonita forma de se contrariar as estatisticas...