24 janeiro, 2007

Outra suspensão

Como devem imaginar, infelizmente, a minha sala de professores é um autêntico confessionário - o lugar onde cada colega pode partilhar a odisseia que eventualmente foi a sua aula.
Pois bem, fui informada que um dos meus "alunos maravilha", que já tinha sido expulso uma vez, foi novamente expulso. Desta vez, virou-se para uma das três estagiárias que estavam a dar aula com a respectiva orientadora e soltou algo como "foi assim que a Alemanhã perdeu a guerra", quando a estagiária estava a explicar algo a um aluno, debruçando-se sobre a mesa. Mas não se ficou por aqui... depois de algumas respostas revelando má educação, de discussões e confusões (imaginem, com 4 professores - orientadora e estagiários) saiu da sala completamente louco a gritar pelo corredor " a professora ... é uma p...! A professora ... é uma p...! A professora ... é uma p...!"
Foi impedida a sua saída da escola; Só saiu de lá acompanhado pelo E.E. Foi suspenso.
Imaginem lá o que deve ser estagiar numa escola destas! Tenho pena destes estagiários e não me canso de lhes dizer que as escolas não são todas assim... (é só para eles não ficarem muito traumatizados porque todos nós sabemos que esta é uma realidade que se alastra cada vez mais por muitas escolas).
Estamos à espera da intervenção de um programa específico para menores nesta situação: órfão de mãe, pai ausente, avó que toma conta mas não educa nem acompanha. E de um psicológo tb.
Sem este aluno, a turma fica mais calminha mas ainda temos a aluna de que falei no post "Ano novo, problemas velhos". Esta é um verdadeiro "camião" de má educação e má formação.
Tive conhecimento, hoje, de que foi roubada a folha de registos comportamentais (que optámos por fazer para compilar e poupar, de alguma forma, a D.T.) que anda no livro de ponto. Quem a roubou? Ninguém se acusou. Os que queriam acusar tinham medo. Nem na presença do C.E. nem da ameaça da presença da polícia na sala de aula!
Estratégia: cada um escreve numa folha o que sabe acerca do desaparecimento da folha e assina; apenas a D.T. e o C.E. irão ler os testemunhos. Assim foi. Vejam a inocência de uma das alunas para a minha colega: " a X não vai saber disto, pois não?" (cheia de medo e não se apercebendo que já estava a identificar a colega! heheh) Todos escreveram o que sabiam e, claro, confirmou-se que foi a aluna X.
É claro que os meus colegas sabiam que tinha sido a X a roubar a folha mas tinham de ter provas. A menina X roubou a folha porque já tem tantas participações disciplinares quantas as necessárias para ir outra vez suspensa!
Ser professor cansa!

12 comentários:

Alda Serras disse...

E como cansa... Os alunos são cada vez mais mal-educados. E temos nós de aturar isto?!

gq disse...

Essa escola é um espelho da de Miragaia. Nunca mais me esqueço do meu primeiro Conselho de Turma, saí de lá em estado de choque com tanta desgraça acumulada. Com vidas assim quem é que teria cabeça para se concentrar nas aulas?

Fizemos uma visita ao Planetário, os alunos sempre acompanhados por um contingente enorme de prof's, mas mm assim os sacanas conseguiram fazer uns estragos (pequenos) na casa de banho. Claro que todos sabíamos quem tinha sido, mas como ng esteve lá para ver não podíamos acusar. Nas aulas seguintes umas perguntas bem colocadas a alunos escolhidos a dedo e eles 'chibam-se' logo todos uns aos outros. Depois de se conhecer a dinâmica deles, acabam por ser fáceis de manipular...

Aproveita as férias, não tarda nada ele volta, ainda mais desenquadrado do ritmo e matéria das aulas, por isso, mt provavelmente, mais perturbador... As suspensão são, muitas vezes, contra-producentes, mas isso é outra discussão.

Força, daqui a 3 semanas é Carnaval, 4 semanas depois é Páscoa, passa a voar!

Stôra disse...

Pois é, Bell, nós temos de ir suportanto isto... eu nem quero pensar nas próximas gerações!

gq: eu estou em estado de choque, acho que vou continuar e, quando acabar o ano, certamente vou estar esgotada! :(
Não conheço a escola de Miragaia mas a minha "é das boas" (lá pros lados de campanhã)! :)
E concordo ctg, quando o aluno voltar, virá ainda pior!

Marina disse...

nao consegues arranjar maneira de os suspenderes todos?
Pelo menos assim tiras umas ferias! ;-)
Que pelo que contas, sao bem merecidas!

Força que isto agora vai passar tao rapido que nem das conta!

Beijitos

Anónimo disse...

Este ano (até agora) não tenho muito do que me queixar, mas a verdade é que me vou apercebendo que de ano para ano os alunos vão pisando cada vez mais o risco. A escola não lhes interessa, desrespeitam professores, colegas e funcionários ... Assusta-me um pouco o caminho que segue a instituição Escola!

Força! O tempo agora passa rapidinho!

Márisa disse...

A Estratégia foi exceelente! LOL.
Beijocas e bom fim de semana

anokas disse...

coitadinhas das criancinhas!! a serem suspensas da escolinha!!!
não há por aí uma actividade para se mandar as criancinhas quando são suspensas???
não há por aí um super professor que tome conta destas criancinhas???
sim porque a culpa não é dos paizinhos! não! é da escolinha que os educa mal!
enfim... chega de ironia :)
continuação de "Boas" aulas :)
bjokas da anokas ;)

A Professorinha disse...

Pobres estagiários, pobres professores, pobres colegas de alunos como esses. O governo fecha os olhos e enfia-nos com a escolaridade obrigatória como se fosse uma benesse quando no fundo é um castigo tanto para os alunos como para os professores. Não vêem que estão a prejudicar tudo e todos ao enviar alunos como esses para a escola. É uma tristeza...

Beijinhos

Hindy disse...

Por vezes cansa mesmo!

Bom trabalho e beijos :o)

Anónimo disse...

Nem de propósito, andamos todos a dizer o mesmo... Peço desculpa pela publicidade, mas vale a pena ler http://detritustoxicus.wordpress.com/2007/01/29/os-professores/ :)

AnaCristina disse...

Sabes que estagiar numa escola assim é bom... Pelo menos eu achei isso uma vez que me preparou para tudo o que de pior podia presenciar... Obviamente que ao longo do tempo já outras coisas mais graves foram acontecendo mas aquele ano abriu-me mesmo os olhos e fez-me pensar se era mesmo isto que queria fazer no futuro.

E confirmou-se... sou masoquista!

Beijos

Tozé Franco disse...

Assim vai a educação deste país. Ou será destes pais? A educação começa em casa (ou devia começar). A escola não pode, nem deve substituir a família.
Um abraço.