08 janeiro, 2007

Ano novo, problemas velhos

Pensei que as férias de Natal os fariam reflectir...
Pensei que as notas do 1º período (más) os fariam perceber que o comportamento pesa bastante na sua avaliação...
Pensei que o Pai Natal era bonzinho e que gostava dos professores destas turmas insurrectas da minha escola...
Pensei...
(aposto que vos está a vir à mente aquela velha frase: "A pensar...")
Ex. 1: "U ké que foié?! óóóóó nuncá biu?? Sóu muito liinda num sóu?! E tu, (virando-se para um colega) támbêim nunca bisté?" (com sotaque do Norte e aos berros) e, nisto, pega em canetas e atira com toda a sua força ao colega.
Ex. 2: "Stôra não quero estar aqui, stôra quero ir prá li, stôra não quero estar aqui, stôra quero ir prá li, ..." (Aos berros durante quase um minuto, só se calou quando o mandei retirar da aula)
Em apenas 3 dias o número de faltas disciplinares dá dores de cabeça aos D.T. ao ponto de ter de se chamar o E.E. de um dos alunos, que até o presidente do C.E. já começa a ter problemas para controlar. Sinceramente não sei onde isto vai parar!... O período mal começou!...
O sentimento que tenho neste momento traduz-se numa frase: "Não quero ser professora deles! Tirem-me daqui, por favor!!! Isto não é ensinar, isto é tentar controlar multidões descontroladas!"
Acabei de ver uma "amostra" reportagem na SIC sobre violência nas aulas; As aulas foram filmadas com câmara oculta e, digo-vos sem exagero, as minhas são um pouco piores. Penso que o desenvolvimento da reportagem vai passar à 1h da manhã - como apanhei a reportagem a meio, espero ter percebido bem! Tentem ver!
S.O.S.

15 comentários:

Alda Serras disse...

Acho que também apanhei a reportagem de que falas a meio. Era uma professora norte-americana que estava a falar, não era?

Acho que o mal é geral. Todos os colegas se queixam. Logo no primeiro dia, na primeira aula, um colega mandou um aluno para a rua porque só dizia palavrões.

Eles pensam que as notas caem do céu e não é preciso fazer nada para as obter.

Anónimo disse...

Sim Bell, a reportagem da professora Norte-Americana.
Não sei o que estes miúdos vêm fazer para a escola!...
Tenho andado a reparar que a polícia passa o dia inteiro à porta da minha escola e de vez em quando encontro os Sr.s polícias no bar ou na sala de convívio dos alunos! :S

Alda Serras disse...

Sabes que já perguntei a alguns: o que vens cá fazer? Miúdos de 5º ano, não apresentam material, não fazem nada, só querem conversar,... Depois perguntam-me: posso fazer em casa? Ai, fico tão desesperada!

Anónimo disse...

Colegas,
Esperemos que a reportagem da professora inglesa toque a nossa ministra e ponha a mão na consciência... Deveríamos ter pares pedagógicos nas escolas e não um só professor com 30 índios...

Coragem!

Catarina Maia (Porto)

Anónimo disse...

Exacto Catarina Maia, a professora é britânica. Tenho pena que a reportagem seja tão tarde... vou tentar estar acordada... Temos de aguentar estes índios até "Sua Excelência" se dignar a descer ao terreno!

gq disse...

Olá stôra, pus-me a seguir uns links de blog's de prof's e vim cá parar. Sei bem do que tens para aturar, no ano passado estive numa escola parecida, a de Miragaia, também no Porto.

A verdade é que a escola não lhes diz nada e nada parece mudar isso. Os pais não ajudam, até pioram as coisas. Os problemas que existem na vida deles são passados para a escola. Em vez de a escola servir para mostrar e viver outros comportamentos mais 'sociáveis', parece ser apenas uma continuação das ruas do bairro.

Mudar isto, não sei como se faz, não será de um dia para o outro, obviamente. Sei que o reforço da autoridade do professor vai ser essencial. Responsabilização dos pais também. Várias medidas terão de ser tomadas, mas não vejo políticos na nossa área para o fazer, enfim...

Aguenta, em inglês diz-se que o que não nos mata torna-nos mais fortes, e pensa que para o ano estarás noutra escola melhor. Foi o que aconteceu comigo. Continuo no Porto mas numa escola em que dá gosto dar aulas. ;)

Vou passando por cá para saber novidades. Força!

A Professorinha disse...

Também vi a reportagem, as minhas aulas, algumas, não todas porque graças a Deus tenho turmas boas, são pouco melhores. Mas se falamos ainda nos dizem que nós é que não conseguimos controlar os meninos...

Quanto a esses alunos, é mesmo dizer-lhe que não é nada linda, é muita feia e daí estares a olhar para ela... (brincadeira - mas era o que ela merecia)

Beijinhos

Márisa disse...

Não vi essa reportagem... Tenho tido pouco tempo para ligar a TV, mas certamente que foi interessante! Este tipo de situações desmotivam um professor! É do piorio!

Thiago Forrest Gump disse...

E a profissão deveria ser mais valorizada!

Anónimo disse...

Enquanto o nosso sistema educativo não deixar de ter pena das consequências de soluções radicais (expulsões e reprovações), enquanto taparmos o sol com a peneira, continuaremos a alimentar a insolência, a desculpar a falta de educação, a ser cúmplices da desresponsabilização dos pais...
Houve um tempo (condenado e condenável) em que os professores ditavam prepotentemente as regras e os alunos não eram respeitados enquanto indivíduos. Agora, são os professores que não têm liberdade de ensinar, e são os alunos que ditam as regras.Pelos vistos, isso ainda não é suficientemente condenável para merecer ser condenado...
E nós cá vamos andando...

Marina disse...

Stora, felizmente nunca passei por uma situaçao assim... Ja tive bons e maus momentos, mas nada comparado com o que descreves.

Infelizmente tambem nao tenho nenhuma soluçao...Como é que se muda isto???

Mas tambem tenho boas noticias!
Amanha ja e fim de semana! =)

Anónimo disse...

Venho deixar-te um pouquinho de força para enfrentares essas turmas! Ser professor, hoje em dia, infelizmente, não significa apenas ensinar, transmitir conhecimentos, temos de ser polícias, fiscais...
Tenho pena, mas não vi a reportagem que referes.

Beijinhos :)

olho_azul disse...

Sim, tb estou com esse sentimento. Aqueles alunos que tiveram as notas tremidas no Natal são aqueles que menos se interessam em recuperar. A uma colega minha disseram-lhe: " a professora está mais preocupadao do que eu." Depois parece que as férias lhes fizeram mal, muito mal. Nesta semana bati o record de mensagens via caderneta. A continuar assim seguem-se as participações...Já não sei o que fazer. O que te posso dsejar é Força para levar isto adiante. Vê o lado positivo, este período é bem mais pequeno;)

Beijocas

Anónimo disse...

gq: ouvi dizer q a escola de Miragaia tb é do pior. Ainda bem q este ano a tua sorte mudou :) Vou rezar para q a minha tb mude! Obrigada por passares e deixares comentário :) não consegui seguir o teu link...

professorinha: lol acredita q me apeteceu dizer-lhe isso mesmo pq ela realmente mete medo ao susto!

Obrigada a todos pela força! Realmente não sei como se muda isto e acho q o C.E. da minha escola tb não... O q sei é q as soluções deveriam vir de cima e passarem por nos valorizar e respeitar!

Setora disse...

Só mesmo mandando embalsamar os alunos!