02 dezembro, 2006

Reflectindo sobre a indisciplina

Apesar de este fim de semana ser maior, de proporcionar o descanso, de permitir uns passeios e também fazer as comprinhas de Natal, não me consegui alhear dos problemas de indisciplina dos meus alunos. É verdade! A indisciplina é algo que me preocupa bastante pois, para além de ter proporções como eu nunca vi em escola nenhuma, não permite que eu faça aquilo que eu realmente gosto: ensinar!
Já tive momentos em que quase me descontrolei!... Faltou o quase.
Sei que os meus colegas vivem o mesmo que eu. Uns estão mais "vacinados" (os que estão na escola há alguns anos) do que outros (os novos na escola, como eu). Mas sei que, infelizmente para a educação, todos vivem diariamente momentos que podem ser exageradamente ilustrados pelo cartoon:

Imagem tirada daqui.

Neste momento estou a tentar ler o mais possível sobre o assunto. Espero, de alguma forma, encontrar ajuda, se é que isso é possível.

Leiam, por exemplo, aqui sobre indisciplina.

11 comentários:

Meggy disse...

Força, com o seu jeito, vai conseguir "domar" essas feras, vai ver ;-)
Beijo

Márisa disse...

É realmente um assunto muito complexo e complicado!
Beijocas

Anónimo disse...

Olá, Stôra. Grande problema, este da indisciplina; eu sei que concorda comigo se eu disser que todos nós pensamos, por vezes, que o que faz falta a esta criançada é um valente par de estalos; o problema é que os pais deles também os precisam, a maior parte das vezes; se os pais não lhes dão educação em casa (porque não a têm) como é que os profs. lhes hão-de ensinar programas disciplinares complicados, que exigem esforço ? O melhor é deixá-los estupidificar ainda mais com os Morangos e a Floribesta, até terem idade de ir para as obras ou para as caixas do Modelo. Tentemos aproveitar os poucos que se aproveitam e deixemo-nos de ilusões: a cultura de massas nunca será verdadeira cultura.
Obrigado pelo comentário simpático que colocou no meu Blog e pelo link que aqui deixou.
Sobreviva aos primeiros 20 anos que depois até vai gostar desta profissão
Beijinhos
Pau de Giz

Alda Serras disse...

Um tema muito pertinente e um excelente texto de apoio.

Infelizmente, não há uma receita para evitar a indisciplina e dentro de uma sala com vinte e cinco alunos podemos ter vinte e cinco motivos diferentes para a indisciplina, mas tentamos sempre fazer o melhor que podemos, não é?

13 disse...

Podes sempre começar a aula com 25 e terminar com 15. Mas isso é o que eles querem...

Marina disse...

Stora, infelizmente nao tenho sabios conselhos para dar relativamente a indisciplina...
Resta me desejar te um bom trabalho!

Beijitos

PS: Ja retribui uma ligação para aqui la do meu sitio! =)

O meu diário disse...

Olá!
Descobri o teu blog, no cantinho de uma menina minha amiga, e chamou me a atenção o nome com que assinaste e como eu também sou professora, mas a espera de colocação ;( ... vim espreitar e prometo que logo vou ler os teus posts todos
jinhos

A Professorinha disse...

A indisciplina já vem de casa. Eles falam com os professores como falam com os pais em casa. Como os pais não fazem nada, eles acham que podem fazer o mesmo na aula.

Beijos

José Leite disse...

A indisciplina cura-se!

(Pa)Ciência disse...

Ao ritmo a que as coisas estão a ir, daqui a pouco o teu cartoon será mais o contrário...
Beijocas e boa sorte ;)

Anónimo disse...

Olá!
Recentemente uma colega marcou uma falta disciplinar a um aluno e a mim como DT foi atribuida a tarefa de informar o EE, assim o fiz, a conversa telefónica não correu da melhor forma, mas engoli, qual foi a minha supresa quando no dia seguinte o aluno diz-me: - A minha mãe disse para nunca mais lhe ligar, se voltar a ligar ela vai desligar o telefone na cara e manda-la para o ----------.
Eu nem queria acreditar no que eu ouvia, sempre fui muito acarinhada pelos EE e derepente aquela mãe manda-me um recado destes, aqui entendi a educação do filho, que dada a linguagem da mãe, até é muito boa.
Enfim mas andamos cá a tentar educar pelo lado errado.