06 dezembro, 2006

NACDA

Esta é uma palavra nova que aparece algumas vezes no meu horário, nesta nova escola.
Sabem o que significa? Provavelmente nem todos sabem... Eu própria não sabia.
NACDA: Núcleo de Apoio a Crianças com Deficiência Auditiva.
Para mim, esta é uma nova experiência e que, desde já vos digo, está a ser fantástica!
Tenho quatro alunos surdos nas minhas turmas do 7ºano, distribuídos assim: um aluno surdo e autista numa das turmas, noutra turma tenho dois alunos surdos e mais um noutra turma. Numa das turmas do 9ºano tenho dois alunos surdos. Além das aulas normais a que todos assistem, tenho uma hora de apoio, por semana, com cada grupo/turma.
Apesar de, no início, ter a sensação horrível de querer falar e não poder, o que me deixava um pouco frustrada, agora estou a habituar-me ao facto de não poder falar (ou melhor, poder mas não valer a pena) e ter, sim, de fazer gestos e desenhos.
Acho que os resultados estão a ser bons :) Tenho um carinho muito grande pelos meus meninos!
Hoje, à saída da aula, o meu menino surdo e autista agarrou-me na cabeça e deu-me 2 beijinhos. Fiquei tão contente!!!...
É claro que já estou a fazer uma formação em LGP (Língua Gestual Portuguesa) e já sei gesticular muitas coisas!!! :)
(Assim que terminar este post vou gesticular os vossos nomes para praticar!) heheh
Quem gostar de saber mais sobre o assunto pode consultar a página de um colega nosso que é surdo, Francisco Goulão, e ver as bonitas histórias feitas por si, em L.P. e L.G.P., como por exemplo, "As lições do surdo Toni" e "A vida dos surdos".
Não deixem de visitar o seu blog!

11 comentários:

Alda Serras disse...

Nunca tive a experiência de trabalhar com alunos surdos, mas creio que deve ser muito enriquecedora (passado o "susto" inicial). O carinho deles também deve ser muito gratificante. Que bem te deve ter sabido aquele beijinho! Mas tu mereces esses miminhos pelo excelente trabalho que estás a fazer.

Anónimo disse...

Colega,recomendo-le a leitura de "O Grito da Gaivota" de Emmanuelle Laborit que é uma biografia de uma surda profunda onde poderá descobrir pequenos grandes nadas que a poderão ajudar nessa nova experiência.

Anónimo disse...

... recomendo-lhe ...
peço desculpa pela gralha!

A Professorinha disse...

Por acaso LGP é algo que eu adoraria aprender. Infelizmente todos os cursos de que tenho tido conhecimento são em Lisboa. Um pouco longe para eu poder fazê-lo.

Beijos

Anónimo disse...

Fico feliz por te "ver" assim mais animada! Apesar de todos os aspectos negativos que têm envolvido a nossa profissão ultimamente, são estes pequenos gestos que nos fazem seguir em frente!
Admiro-te pelo trabalho que estás a desenvolver. Também gostava de aprender Língua Gestual, mas ainda não desisti de fazer o curso...

Um beijinho grande :)
Bom trabalho!

anokas disse...

olá! como já te tinha dito tb já dei aulas a surdos!
umas das coisas q aprendi é q não se diz surdo-mudo mas sim somente surdo!!! eles são surdos e a "mudez" vem daí... mas conseguem articular sons por isso não são totalmente mudos!
eles são realmente fantasticos sim! muito diferentes de uma criança normal! talvez por o seu mundo ser muito mais restrito!
recomendo vivamente q leias um livro q adorei! foi-me oferecido pela minha interprete dos surdos que acompanhava as minhas aulas.
Chama-se "O grito da gaivota" - é a biografia de uma surda profunda e é simplesmente lindo! eu adorei!
aproveita para as férias de natal ;)
bjokas da anokas ;)
ps: fico feliz por saberes q tás a gostar da terra das "vacas" ehehehehe

Anónimo disse...

Oh Bell, obrigada, até fico sem jeito... não estou a fazer nada de mais. Estou a cumprir com o meu dever. Está a ser algo difícil aguentar a indisciplina (se vos contasse certas coisas n acreditavam!) e querer dar atenção a esta nova experiência! Enfim...

Estela: Obrigada pela visita e pela recomendação :) Será o próximo livro que vou ler.

Professorinha: talvez encontres alguma formação em LGP no Porto. Em alternativa, podem pedir formação aí na vossa escola.

Cris: São estas pequenas, e boas, coisas que nos fazem aguentar outras grandes, e más, coisas!

Anokas: obrigada pelas dicas dos surdos! Ainda estou na fase de aprendizagem :D De vez em qdo tenho na aula uma intérprete estagiária e só para um aluno! Isto é inadmissível!
Tou a gostar da tua terrinha, sim! Já fui conhecer a Foz à noite! heheh Mto agradável! É pena a escola complicada onde fui parar... :S

*Beijinhos* para todos e bom fim de semana prolongado!

13 disse...

Eu também tirei o 1º ano do curso de LGP. Infelizmente já me lembro de pouco... falta de prática!

Márisa disse...

Fico feliz que a experiência esteja a ser positiva.
Um bom fim de semana XL.
Beijo

Marina disse...

Ola Stora!

Este teu texto fez me lembrar um trabalho que fiz ha uns anos (na universidade) sobre uma aluna surda que já estava no 12 ano, sempre integrada em turmas normais.
Ela sabia ler os labios, os professores so tinham de estar sempre de frente para ela.
Espectacular!

Em linguagem gestual...so sei dizer Nazare! looooooooooool

Beijitos e boa semana!

José Manuel Dias disse...

Querer é um passo para fazer ;-)