15 dezembro, 2007

E vão 6!

Seis!? Acho que já lhes perdi a conta! Estou a falar dos meus horários na escola. Será que foi desta vez que fiquei com horário definitivo!?

Pois é... por norma, quando um professor se apresenta numa escola é-lhe entregue um horário - o seu horário - que, supostamente é fixo; prevalece durante todo o ano lectivo. É um horário semanal, que se repete (ou deveria repetir) semana a semana.
O meu não!
É um horário que muda como o camaleão; ou será que é consoante o estado do tempo?!
A verdade é que, a duas semanas do final do 1º período, me foi dado o meu 6º horário (é provavel que o número não seja o correcto pois mesmo quando não me davam um horário imprimido havia muitas alterações feitas à mão ao longo da semana). As funcionárias já nem me marcam falta porque já perceberam que, se eu não estou na Sala de Estudo é porque estou "na cozinha a limpar pratos" - mudança de última hora - e o meu novo horário não chegou atempadamente às mãos delas.

E perguntam vocês: "Pelo menos, desta vez, ficaste com um horárioZINHO decente?".
Eu respondo: "Em termos de "conteúdo", fiquei, no sentido em que já estou a "dar aulas"; Em termos de distribuição, fiquei com o "lixo" dos outros.
Sou uma das duas únicas professoras da escola que estão a dar aulas a KILÓMETROS de casa (perto de 200km's) e, agora que eu pedi alguma compreensão para dar apoio à minha mãe, colocaram-me a entrar à 2ªf de manhã e a sair à 6ªf às 18h30 para fazer 2h30 de viagem para ir de fim de semana! São uns queridos!
Tenho de salientar que estou numa escola onde há uns 200 professores (todos "da terra") e quase todos têm o horário "arranjadinho" - entendem-me?!

Pois bem, colocaram-me a dar aulas ao 2º Ciclo (Área de Projecto) para além de Estudo Acompanhado e mais uns Apoios Educativos. Até aqui tudo mais ou menos... Não tenho formação pedagógica para alunos tão pequenos (nem paciência, actualmente), mas ok, os incompetentes têm de tentar esconder o erro que cometeram...
Quem está a ler este meu GRANDE desabafo deve estar a pensar "Mas de onde vieram estas Áreas Curriculares nesta altura do ano?!"
Vieram daqueles colegas que querem "leccionar" Desposto Escolar e, para tal, tiveram de largar outras horas do horário para não ficarem com horas extraordinárias (coitados, que grande sacrifício). Pelo que sei, todos os anos lhes recusam o pedido do Desporto Escolar mas como este ano está cá a stôra, foi deferido!

Conclusão: Uns vão "coçar o tornozelo" porque detestam estar dentro de uma sala de aula a aturar Área de Projecto; Outros rentabilizam o "erro"; a stôra tem trabalho.

Alguém tem um botão mágico para eu premir e me ejectar desta escola?!?!
Eu quero dar aulas de C.F.Q.!!!!!!!!! Será pedir muito?!? :(

É isto que acontece a quem é colocado por engano numa escola, como é o meu caso.
É isto que acontece, também, a quem tem "horário zero".
É horrível. Não se tem estabilidade nenhuma.

10 comentários:

Alda Serras disse...

É-se pau para toda a colher. E se te queixas ainda te dizem: se não quer trabalhar, há muito quem queira. É esse o futuro que nos espera, infelizmente.

Anónimo disse...

Grande confusão reina no nosso sistema de ensino. Não entendo como é que durante um período escolar se tem 6 horários distribuidos.
Estes iluminados entendem que Estudo Acompanhado, Área de Projecto e Educação Cívica podem serdados por qualquer professor - agora veja-se como correm estas aulas nalgumas escolas.
Há ainda aqueles que acham que não devem ficar atrás do pensamento dos chefes. Veja-se o meu caso: não sou director de turma mas atrbuiram-me o cargo de coordenador dos directores de turma. Acharam que não ficava bem um professor titular não ter um cargo atribuido!

(Pa)Ciência disse...

A "limpar pratos"?! Espero que tenha sido só a expressão LOL!
Beijocas ;)

Stôra disse...

É verdade, é-se pau para toda a colher; anda-se ao sabor da vontade dos outros :(
Sim, pa-ciência, força de expressão :)

anónimo: é como ser Ministro da Educação sem nunca dar aulas no ensino não superior! É uma treta!

*Beijihnos*

eskisito disse...

Estas bestas daqui (que não têm outro nome) obrigam-me a ter reuniões na Sexta-feira (dia 21) à tarde com as titulares (que curiosamente são todas da terra. E eu que queria estar com a minha família uns dias antes do Natal, tenho de ir a uma reunião que não serve para nada, visto que já fiz as avaliações, já as entreguei e já falei de tudo o que queria falar.
E isto sendo professor das AEC's.
Beijos

Anónimo disse...

Olá é verdade, tb sou professora contratada e nós somos smp a classe reles , o pau para toda a obra, ficamos smp com os restos dos horários arrumadinhos.. Mas essa de mudar o horário n vezes, é q nunca tinha ouvido falar, 6x é demais!!!Só aguenta isto quem gosta mesmo desta profissão! Ás x ouço falar mal dos professores, em geral, que ganham mto e fazem pouco e mal ouço isto replico logo, argumento logo forte e feio, que qd n se conhece a realidade mais vale estar calado. Desgraçados dos profs, que para além das horas que passam na escola, trazem sempre trab para casa, desde testes, fichas, relatórios, actas, etc..Às x tenho a sensação que trabalho mais fora da escola que dentro dela..
Parabéns pelo blog, vou continuar a ler :)

A Professorinha disse...

Seis?... eu ouvi na minha escola que iam alterar os horários de alguns professores... o meu, só se for para melhor...

Ou então não.. é melhor calar-me antes que atraia...

Beijos

Hindy disse...

Estou quase de partida!

Um sorriso hindyado

olho_azul disse...

Fazem de nós gato e sapato! E quando precisamos de algo ou recusam ou fazem precisamente o contrário... Infelizmente nem direito temos de reclamar...
Mas fazes bem em desabafar, há sempre alguém que te ouve!

Aproveito também para te desejar um Santo e Feliz Natal. Numa altura mais dificil da tua vida que o teu sapatinho esteja cheio de amor ao lado de todos os que amas. E mesmo aqueles que aparentam estar ausentes, não o estão. Do céu olham por ti e velam por cada dia da tua vida.
Bjos

Unknown disse...

Professorinha, vim desejar-te o mais Feliz dos Natais possiveis. Só isso e mais nada!
Rui V.