05 março, 2017

Uma ausência proplongada

Voltei.
Depois de ter escrito o último post, há vários anos atrás, a minha vida profissional nunca mais foi a mesma. Aquela que parecia ser uma escola ótima, tornou-se numa escola infernal. Valeram-me três colegas de grupo, maravilhosos, com quem partilhei as angústias e que se tornaram companheiros das mesmas aflições: a Elisabete, a Vanessa e o João.
A minha estreia a lecionar uma disciplina de 12º ano, para a qual não estava minimamente preparada, foi um verdadeiro tormento pelo facto de eu sentir que não estava à altura do desafio que me impingiram mas para o qual trabalhei imenso e me esforcei além das minhas forças. Tudo isto pelo simples facto de que as colegas do quadro da escola, que tinham habilitações melhores do que as minhas para lecionar a dita disciplina e já a tinham lecionado em anos anteriores, estavam fartas de lecioná-la e queriam lecionar outra coisa.
Além de tudo isto, aquele foi o ano letivo em que começou a "perseguição" aos professores e à sua avaliação e, naquela escola, dirigida por uma pessoa próxima da então ministra da educação, foi tudo elvado muito a sério. A gana de avaliar era tanta, quer por parte da direção quer por parte dos colegas coordenadores de grupo e de departamento, que até metia medo! As reuniões  sucediam-se, umas atrás das outras, para balanços de resultados obtidos por alunos; porque este era um dos parâmatros de avaliação do professor - os resultados obtidos pelos alunos.
Por tudo isto, tive de pedir acompanhamento psicológico para conseguir aguentar tamanha pressão de todos os lados.
Foi um ano mau; um ano para esquecer. Exceto, como já disse, os meus três companheiros de jornada, uns queridos, que andaram tão sufocados quanto eu.
Não consegui continuar a escrever no blog. Não por falta de episódios dignos de serem partilhados (e tenho tantos!) mas por falta de tempo.
Posteriormente, a minha vida pessoal também mudou... ficou, felizmente, mais preenchida :-)
Houve também momentos em que tive tempo para escrever mas não tive coragem de publicar por ter passado tanto tempo desde o último post...

Mas hoje estou de volta!

Sem comentários: