17 julho, 2008

Acabou

Penso que hoje, finalmente, acabaram os trabalhos "urgentes" na escola.
Desde o último dia de aulas que nunca mais parei. Houve quem dissesse "acabaram as aulas, finalmente algum descanso" mas eu ainda estou a tentar perceber onde é que se meteu o descanso.
i
A minha reunião de Conselho de Turma foi um momento difícil (para não usar outros termos "pesados") pelo qual passei. À semelhança da reunião de Conselho de Turma do 2º período, os colegas recusaram-se a realizar tarefas que têm de ser realizadas pelo C.T. durante a reunião, como alterar notas no computador (colocado na sala para o efeito) ou escrever as sínteses descritivas de cada aluno, alegando que "não me entendo com as teclas" ou "já fiz isso noutra reunião, agora não faço"; resistiram a preencher e assinar documentos (e quando o fazeram, fazeram mal e/ou incompleto, tive de andar "atrás deles" nos dias seguintes). Não quero deixar de referir os colegas que andaram a discutir aos berros (a "peixeirar", mesmo) por causa da transição de um aluno: o Conselho de Turma decidiu por maioria que transitasse mas um elemento do Conselho de Turma ia "esfolando" os outros por quererem alterar a sua nota.
Um Conselho de Turma vergonhoso, não tem outro nome. Para além da "cruz" da turma que me deram tive também a "cruz" deste belo Conselho de Turma. Devem ter sido factores determinantes da baixa médica psiquiátrica que a D.T. titular apresentou no final do 2º período.
i
Após a reunião vieram os papéis. Papéis que nunca mais acabaram. Eu e a minha secretária andámos 1 semana para conseguir compôr a acta e preencher todos os papéis! Depois disso veio a reunião com os Encarregados de Educação e o encaminhamento de alunos para CEF - tarefa árdua. Depois disso, e até hoje, tive de inserir os Planos de Recuperação online (quase toda a turma com um monte de disciplinas para cada aluno), algo que, penso, só a DREN se lembrou de inventar; tive de fazer o relatório de Direcção de Turma para o qual há uma minuta na escola com os itens mais "estapafúrdios" (desculpem o termo!) que alguma vez vi e que demorou imenso tempo a fazer; tive de organizar os P.I.A.'s e arquivar toda a papelada.
i
Estou cansadíssima; de tal modo que tive de começar a tomar algo para a fadiga física e psicológica. Nesta altura do ano, parece estranho, mas a necessidade assim o obrigou.
i
Espero que vocês, colegas de outras escolas, não tenham tido metade do meu trabalho, nesta altura em que já estamos desgastados pelos alunos.
i
Boas férias para todos! E bons concursos de professores com melhor sorte para o ano! (Porque devemos pedir sempre melhor!) :)

11 comentários:

Alda Serras disse...

Chegou o descanso dos "guerreiros"! Para o ano há mais! Lá para Setembro começamos a preocupar-nos com isso novamente.

Boas férias!

A Professorinha disse...

Estás aí a descrever o teu trabalho todo e eu a relembrar tudo o que tive que fazer no ano passado... Este ano livrei-me da direcção de turma... para o ano... logo se verá...

Beijos

Anónimo disse...

E agora: FÉRIAS!! Bem merecidas por sinal!!

Que tenhas a oportunidade de descansar muito, fazer pouco, divertir-te ao máximo e não pensar (por algumas semanas) em escola!!
Boas férias!!

Beijinhos

Pedro disse...

É verdade. Tiveste um ano de arrasar. Agora há que retemperar forças para um novo ano que se avizinha de muito trabalho e controvérsia.
Boas férias.

ALeite disse...

Pois li os desabafos, mais que pertinentes. Boas férias e passa lá pelo meu condomínio, ok? Bjo.

olho_azul disse...

Em tudo o que escreveste me revi - os Conselhos de Turma saem todos do mesmo "forno" e quem sofre é sempre o DT.
Quanto aos dados da DREN ainda estou para perceber o que querem com isso. É já o 2º ano que os insiro e não vi nenhum feed-back... Lembraram-se?!!!

Desejo-te umas boas férias, muito bem merecidas!

Beijocas

Marina disse...

Nem falemos de trabalho...
Eu parei hoje, pela primeira vez, desde que acabaram as aulas...
E ferias, so mesmo dia 1.
Mas estao quase! =)
Boas ferias tambem para ti!

Beijinhos

Hindy disse...

Beijinho hindyado

Fátima André disse...

Boas férias para ti também e bom descanso!
Vamos ser optimistas e acreditar que o próximo ano possa ser um pouquinho melhor. Também dependerá um pouco de nós lol
Fica bem. Abraço :)

Alda Serras disse...

Isto anda muito quietinho por aqui, provavelmente estás a curtir as férias, mas lancei-te um desafio no meu cantinho. Responde quando puderes.

Boas férias!

Anónimo disse...

A vida de professor , neste momento é um suplicio, mas amiga goza as férias , andei como tu durante muitos anos com o coração nas mãoes, nessa altura já já havia muitos papeis , vais ter sorte para o ano, boas férias e goza bem os poucos dias que te resta , desta prfessora velha de idade , mas não de mentalidade, FELIZ ANO NOVO E TUDO DE BOM