08 abril, 2008

O pedido de desculpas

A D.T. do P. encontrou-me hoje na sala de professores e veio contar-me que ontem teve a reunião com os E.E. para entrega das fichas individuais de avaliação do 2º período. Aproveitou a presença dos pais do P. (estiveram presentes os dois) e mostrou-lhes a participação disciplinar que eu fiz do P. na sequência do que contei aqui no post anterior. "A mãe nem queria acreditar" disse-me a minha colega, "até lhe vieram as lágrimas aos olhos! Fizeste muito bem em descrever as situação pormenorizadamente. O pai disse que ele de vez em quando se passa. A mãe vem cá hoje pedir-te desculpa à hora da aula".
Assim foi. A mãe do P., uma senhora muito humilde e educada, veio falar comigo pessoalmente e pedir-me desculpa pela atitude do filho, contando-me como lhe dá a educação e qual a repreensão que lhe deu ontem quando chegou a casa, depois da reunião com a Directora de Turma. Disse-me ainda que "o P. tem ordens para lhe pedir desculpa, a si e à turma, no início da aula, pela atitude que teve". As lágrimas assolaram os olhos da senhora novamente. Fiquei sem palavras. Acalmei a Sra., pedi-lhe para parar com as desculpas (repetiu-as imensas vezes) e disse-lhe que acredito que tenha sido um caso esporádico; um dia mau do P.
Realmente nunca sabemos que pais estão por detrás de um aluno indisciplinado. É raro haver pais destes.
Fui para a aula. O P. pediu-me desculpas à frente da turma e pediu desculpas também à turma pela sua atitude. Olhou para mim enquanto falava e olhou para a turma quando se dirigiu a aos colegas. Gostei da atitude. Espero não me enganar...

4 comentários:

Belzebu disse...

Infelizmente nem todos os pais são assim, havendo muitos que até acham piada à indisciplina dos filhos! Outros há que nem sabem nem querem saber e estão a borrifar para o aproveitamento e os comportamentos das suas pequenas feras!

Tem lá calma contigo e o melhor é dar rédea curta!

Aquele abraço infernal!

Storinha disse...

Pois...infelizmente não há muitos pais assim... na minha escola o mais habitual é ou não irem à escola, ou então quando aparecem é para armar confusão. Acreditar que os filhos façam o que está na participações é que é raro... mas ainda bem que nao é sempre assim ne?

Hindy disse...

Passo para deixar um beijinho hindyado.

Anónimo disse...

Ainda bem que tudo se resolveu da melhor forma. Nem sempre os pais reagem desse modo! Felizmente há muitos que têm atitudes sensatas em relação ao comportamento dos filhos!!

Boa semana!
Beijinhos