11 janeiro, 2008

1 semana = 2 sustos

Esta semana começou bem...

O primeiro susto ocorreu numa das minhas aulas de CFQ. Digo susto porque nunca me tinha acontecido; para os alunos foi uma aula emocionante.
Tinha acabado de preparar uma solução aquosa de cloreto de sódio e tinha-a colocado sobre a chama da lamparina (objectivo: fazer a evaporação do solvente). Para não perder tempo, ia colocar esta montagem para o lado (para preparar uma cromatografia) quando... PAF! A lamparina virou-se, o álcoool etílico desnaturado (desnaturado mesmo!) derramou-se sobre a mesa e umas belas labaredas surgiram sobre toda a superfície da mesa por onde o álcool se espalhou. Com a atrapalhação de afastar o frasco de álcool das chamas, virou-se o recipiente com a mistura de álccol e água que já tinha preparado para a cromatografia. Que bonito serviço! Nunca tal me tinha acontecido!
Os alunos, numa tentativa de ajudar, esqueceram as regras de segurança e começaram a soprar nas chamas! Imaginam o que aconteceu, não? Fizeram com que o líquido inflamável se espalhasse pelo resto da mesa com as chamas atrás.
Foi então que tive de chamar toda a minha calma (por dentro, a subir paredes) e disse: "Calma! Não sopres!!! O que é que eu ensinei?! Tu, vai buscar aquela manta".
"Tap tap tap" e as chamas apagaram-se. Não foi difícil. Foi apenas uma situação inesperada.
Meninos, as regras de segurança? Viram o que eu fiz? Afastei imediatamente o frasco do álcool. Temos de ter calma, não fazer a primeira coisa que nos vem à cabeça! Estão a ver? Os acidentes acontecem se não tivermos MUITO cuidado no trabalho de laboratório!"
A aula prosseguiu com alguma normalidade.
i
Na aula seguinte, com o outro turno da turma:

Aluna: "Stôra, foi verdade que a mesa começou a arder na aula do outro turno?"
Eu: "Sim, foi."
Aluna: "E foi verdade que a Maria começou a guinchar?"
Eu (já com vontade de rir): "Sim, foi."
Aluna: "E a stôra estava calma?!"
Eu (triunfante e com vontade de rir): "Sim."
E nada mais se passou. Que bom! Consegui que tudo não passasse de um pequenino contratempo.
"Nem tudo o que parece é!" Que grandes actores que são os professores! :)
i
***
i
Mal refeita do primeiro susto, cheguei a casa e liguei a TV. O que fiz eu!?!?
fui surpreendida por uns barulhos que pareciam de metralhadora misturados com estalos e pedras a cair! Ai meu Deus! Parecia que estava alguém no interior do aparelho a mandar pedras para o ecran!
Desliguei-a.
Voltei a ligá-la. O mesmo.
"Aqueles electrões estão zangados", pensei, "precisam de passar para a Terra". Desliguei a antena exterior e liguei a interior. Apareceu imagem! Boa! Estalos, só de vez em quando e muito pequenos. Óptimo!
No dia seguinte liguei o aparelho novamente e depois de alguns estalos... PUF de vez! Nem o LED dá luz!
Já a levei ao "Doutor"...

4 comentários:

Mónica disse...

Não te falta aventura! eheheh

bjs

Marina disse...

As aulas de CFQ sao realmente uma emoçao! :P
[Se bem que eu nunca tive uma emoçao dessas nas minhas! eh eh]

Boa semana! =)

PS: E a familia tambem acha q sabes arranjar os electrodomesticos? ;-)

Alda Serras disse...

Sustos desses ninguém quer!

eskisito disse...

Eu um dia conto-te um episódio com uma gigantesca pedra de fósforo e um lavatório que não ficou cá para contar a história.
Beijos