19 junho, 2008

Novamente instrutora

Passo a vida nisto: participação disciplinar para a esquerda, participação disciplinar para a direita, para cima, para baixo... para todos os lados!
Desta vez, a participação disciplinar (feita pelo "funcionário segurança/detective"!) relatava que, durante uma aula, uma aluna encontrou uma pastilha elástica colada no seu cabelo! Parece mentira mas a história ainda é pior do que parece!
l
Numa aula, uma das alunas da minha bela turma fez queixa à professora de que tinha uma pastilha elástica colada no cabelo. A professora tentou resolver a situação, enervada, procurando os culpados; mas os "cobardolas" não se acusaram. A professora desesperada e enervada, mandou a vítima ao C. Executivo para que lhe vissem o cabelo e resolvessem a situação. Na ausência de responsáveis no C. Executivo, o funcionário anteriormente referido tomou conta da ocorrência, indo à sala apurar os factos e identificar os culpados.
A C., o A. e o L. foram acusados.
l
Instaurado o procedimento disciplinar, do qual fui instrutora, apurou-se o seguinte:
Estas crianças (más; más pessoas mesmo) resolveram atirar unhas (sim, unhas!) para o cabelo da colega que estava sentada à sua frente e que normalmente desprezam, alegando o seu mau feitio. Insatisfeitos com a maldade, resolveram brincar com pastilhas elásticas durante a aula, atirando-as uns para os outros e, por fim, para o cabelo da colega. Só a pastilha do A. acertou no cabelo da colega, felizmente.
A aluna teve de ir com a pastilha elástica colada no cabelo nos transportes públicos, até casa.
Os alunos A. e C. riram ao contar a história e não se mostraram arrependidos. Os seus Encarregados de Educação acharam que foi mal feito, mas nada de especial (mães separadas; por maus tratos e por prisão do companheiro, respectivamente). O L. apenas brincou com as pastilhas; não atirou à colega. O seu Encarregado de Educação (o seu irmão, porque os pais têm um café e têm mais do que fazer do que tomar conta do filho) nem compareceu à audiência.
l
Resultados:
3 dias de suspensão para a C. (alvo do 2º procedimento disciplinar);
3 dias de suspensão para o A. (alvo do 2º procedimento disciplinar)
repreensão escrita para o L. (acumula algumas participações disciplinares)
l
Parece que amanhã é o último dia!...

15 junho, 2008

Mais três procedimentos disciplinares

A odisseia dos procedimentos disciplinares continua. Infelizmente.
Cada vez que chego à minha gaveta de Direcção de Turma (local onde me deixam todos os "presentes" relacionados com a D.T.) encontro participações disciplinares. Umas feitas por professores, outras feitas por funcionários. Sim, porque os "meus meninos" não fazem distinção: se é para portar mal, é para portar mal em todos os locais da escola.
i
Participação I: o aluno C. portou-se mal durante a prova de avaliação, conversando e virando-se para trás, não acatando os avisos da professora. A professora, já saturada, repreendeu-o obrigando-o a voltar para a frente por contacto físico. O aluno não gostou e empurrou a professora. O aluno alegou que a professora lhe deu um "estaladão".
i
Participação II: O aluno T. passou a aula a conversar, a rir e a fazer barulhos repetitivos, perturbando a aula e desafiando a professora. A professora, já saturada, repreendeu-o abeirando-se dele e fazendo uma tentativa de lhe "puxar as orelhas". Não teve portunidade porque o aluno antecipou-se: levantou-se, empurrou a professora e vociferou "vá para o ca**lho" saindo porta fora.
i

Participação III: A aluna C., irritada com a decisão da professora acerca da classificação de um trabalho, "murmurou em voz alta" para um colega, à frente da professora: "esta stôra é mesmo monga". Teve pouca sorte porque a professora ouve muito bem.
l
Abrir a gaveta da Direcção de Turma e dar de caras com isto tudo não é nada agradável, como devem imaginar. Encaminhei-me para o Conselho Executivo e entreguei as ditas ao presidente para instauração de procedimentos disciplinares. Desta vez tiveram pena de mim e não me nomearam instrutora.
l
Resultados: 3 dias de suspensão para o C.; 5 dias de suspensão para o aluno T. e para a aluna C. Os processos foram agravados pelas inúmeras participações acumuladas pelos acusados.
l
O pessoal tira uma licenciatura para isto... para aturar má educação dos filhos dos outros; para fazer de inspector da P.J. e para não ter tempo sequer de preparar devidamente as aulas e ensinar, que é para isso, e por isso, que um professor escolhe a profissão!
l