31 julho, 2008

As merecidas férias

Gostava de ter falado aqui de muitos assuntos que me preocuparam nos últimos tempos, relacionados com o ensino, claro, mas o cansaço e a falta de tempo não o permitiram. Terei, certamente, oportunidade de exprimir a minha opinião acerca deles pois, infelizmente, eles voltarão à "baila" no próximo ano lectivo. E voltarão em grande, a avaliar pelo comentário de uma colega de escola que encontrei no fim de semana no hipermercado: "Enfim as merecidas férias, não é? Já merecíamos e temos de aproveitar porque o ano que se avizinha vai ser terrível; nem imaginamos o que vem praí". Percebi que se estava a referir à avaliação e concordei. Mas tenho até hoje a sua expressão grave e séria a bailar na cabeça. Será assim tão grave?!


O melhor é mesmo ir de férias, descansar, relaxar e tentar não pensar nisso.



Depois de um fim de semana prolongado no Gerês, neste sítio paradisíaco, na "Encosta da Caniçada", (a convite dos bons amigos :) )








preparo-me para dar um pulinho à Galiza, depois a terras mais tropicais e de seguida... hmmm ainda está em "logo se vê" :)


Boas férias para todos; um bom e merecido descanso!
i

17 julho, 2008

Acabou

Penso que hoje, finalmente, acabaram os trabalhos "urgentes" na escola.
Desde o último dia de aulas que nunca mais parei. Houve quem dissesse "acabaram as aulas, finalmente algum descanso" mas eu ainda estou a tentar perceber onde é que se meteu o descanso.
i
A minha reunião de Conselho de Turma foi um momento difícil (para não usar outros termos "pesados") pelo qual passei. À semelhança da reunião de Conselho de Turma do 2º período, os colegas recusaram-se a realizar tarefas que têm de ser realizadas pelo C.T. durante a reunião, como alterar notas no computador (colocado na sala para o efeito) ou escrever as sínteses descritivas de cada aluno, alegando que "não me entendo com as teclas" ou "já fiz isso noutra reunião, agora não faço"; resistiram a preencher e assinar documentos (e quando o fazeram, fazeram mal e/ou incompleto, tive de andar "atrás deles" nos dias seguintes). Não quero deixar de referir os colegas que andaram a discutir aos berros (a "peixeirar", mesmo) por causa da transição de um aluno: o Conselho de Turma decidiu por maioria que transitasse mas um elemento do Conselho de Turma ia "esfolando" os outros por quererem alterar a sua nota.
Um Conselho de Turma vergonhoso, não tem outro nome. Para além da "cruz" da turma que me deram tive também a "cruz" deste belo Conselho de Turma. Devem ter sido factores determinantes da baixa médica psiquiátrica que a D.T. titular apresentou no final do 2º período.
i
Após a reunião vieram os papéis. Papéis que nunca mais acabaram. Eu e a minha secretária andámos 1 semana para conseguir compôr a acta e preencher todos os papéis! Depois disso veio a reunião com os Encarregados de Educação e o encaminhamento de alunos para CEF - tarefa árdua. Depois disso, e até hoje, tive de inserir os Planos de Recuperação online (quase toda a turma com um monte de disciplinas para cada aluno), algo que, penso, só a DREN se lembrou de inventar; tive de fazer o relatório de Direcção de Turma para o qual há uma minuta na escola com os itens mais "estapafúrdios" (desculpem o termo!) que alguma vez vi e que demorou imenso tempo a fazer; tive de organizar os P.I.A.'s e arquivar toda a papelada.
i
Estou cansadíssima; de tal modo que tive de começar a tomar algo para a fadiga física e psicológica. Nesta altura do ano, parece estranho, mas a necessidade assim o obrigou.
i
Espero que vocês, colegas de outras escolas, não tenham tido metade do meu trabalho, nesta altura em que já estamos desgastados pelos alunos.
i
Boas férias para todos! E bons concursos de professores com melhor sorte para o ano! (Porque devemos pedir sempre melhor!) :)