30 março, 2007

Finalmente o descanso e... um pouco de humor ;)

Finalmente terminaram as avaliações e as reuniões! Já não era sem tempo! Ontem, para terminar, estive, juntamente com a D.T., durante 2 horas (das 18h às 20h!) a receber os Encarregados de Educação para lhes entregar as fichas de classificações. Felizmente sou secretária desta turma maravilhosa - os "meninos bonitos" da escola - que não dão problemas e cujos Encarregados de Educação são presentes, interessados e colaboradores.


Hoje já respiro de alívio. Hoje já estou totalmente descansada.


Este período lectivo foi desgastante; muitos conflitos, muitos problemas para resolver, muitas participações disciplinares e relatórios disciplinares de aula para fazer, papelada e mais papelada para a inspecção e para a avaliação externa, enfim.... eu já andava a suplicar por férias há algum tempo. Já não conseguia dormir em condições e até cheguei a sonhar com determinadas aulas que ia dar a algumas turmas - sofrer por antecipação o desgaste das aulas com turmas terríveis!


Desde que, na 6ªf passada terminaram as aulas, já fiquei muito aliviada! Mas hoje... bem, hoje tenho um sorriso de orelha a orelha! hehehe


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E estou farta de rir com o email que uma colega e amiga, que está a dar aulas no Algarve, me enviou (obrigada, Sandra!).
Partilho convosco um dos cartoons :)



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28 março, 2007

O nosso sistema de ensino ainda cria jovens inteligentes... hehe

Recebido por email:
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"Aprendizagem é saber adequar os conhecimentos às situações...
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Professor:O que devo fazer para repartir 11 batatas por 7 pessoas?Aluno:Puré de batata, senhor professor!
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O professor ao ensinar os verbos:- Se és tu a cantar, dizes: "eu canto". Ora bem, se é o teu irmão que canta, como é que dizes?
- Cala a boca, Alberto.
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- "Stora", alguém pode ser castigado por uma coisa que não fez?
- Não.
- Fixe. É que eu não fiz os trabalhos de casa.
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- Joaquim, diga o presente do indicativo do verbo caminhar.
- Eu caminho... tu caminhas... ele caminha...
- Mais depressa!
- Nós corremos, vós correis, eles correm!
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Professor: Chovia que tempo é?
Aluno: É tempo muito mau, senhor professor.
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Professor: De onde vem a electricidade?
Aluno: Do Jardim Zoológico!
Professor: Do Jardim Zoológico?
Aluno: Pois! O meu pai, quando falta a luz em casa, diz sempre: "Aqueles camelos...".
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Professor: Pode dizer-me o nome de cinco coisas que contenham leite?Aluno: Sim, senhor professor:Um queijo e quatro vacas.
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Um aluno de Direito a fazer um exame oral:
Professor: O que é uma fraude?
Responde o aluno: É o que o sr. Professor está a fazer.
O professor muito indignado: Ora essa, explique-se...
Diz o aluno: Segundo o Código Penal comete fraude todo aquele que se aproveita da ignorância do outro para o prejudicar!"
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20 março, 2007

Avaliação dos alunos - Novas tendências pedagógicas

Vejam só o que me enviaram por email: (hehehe)
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"QUESTÃO PROPOSTA: 6 + 7 = ?
RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18
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ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR:
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ANÁLISE:
A grafia do número 6 está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número 7 ;O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.
AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...Em consequência, podemos atribuir-lhe um "EXCELENTE" e afirmar que o aluno "PROGRIDE ADEQUADAMENTE"."
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É para isto que nós cá andamos!!! No final, passam todos!!!
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16 março, 2007

Testes e mais testes

Asneiras e mais asneiras! Vejam só:
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Questão: "Se essa força (gravitacional) não existisse, o que aconteceria à Lua?"
R.1: "A Lua fugiria para outro lado perdida."
[podia estar pior, não é? No entanto consigo fazer uma imagem da Lua num filme romântico/dramático a pegar no seu vestido de noite e a fugir desesperada, perdida de desgosto amoroso! lol]
R.2: "A Lua andava por aí, não havia noite com a luz da lua." [Perceberam?! Eu fiquei na dúvida! lol]
R.3: "A Lua cairia para a Terra." [Levar com a Lua em cima deve ser do caraças!]
R.4: "Se essa força não existisse a Lua seria puxada pela Terra até ficar agarrada a ela." [Esta sim, mostra que o nosso planeta é forte e vence qualquer coisa, até mesmo a indisciplina da Lua! lol]
R.5: "Não a via noite." [aiiiii...]
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Pergunto-me muitas vezes o que ando aqui a fazer. E a resposta é simples: ando a ensinar quem não quer ser ensinado; ando a tentar educar quem não é nem quer ser educado; ando a desgastar-me por quem não vale a pena, com muita pena minha! É a verdadeira desgraça! Vou tentando fazer o meu melhor embora tenha consciência que é uma missão impossível!
Ando mesmo cansada, estou a precisar de umas boas férias. Mas antes disso, ainda tenho de terminar de corrigir a pilha de testes, preparar as avaliações do final do período, revê-las, voltar a revê-las, depois vêm as reuniões e mais reuniões... AHH e mais um conselho disciplinar!!! Ahh pois, na minha bela escola o massacre é constante!
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12 março, 2007

A delirar com férias!


Comecei a semana cansada!... Não é nada bom visto que tenho de terminar, hoje, de fazer os testes e depois... bom, depois vem o melhor: corrigir cento e tal testes!

Já só penso nas férias; deliro com as férias! Estou a precisar de descansar, relaxar, deixar de ver estes miúdos durante uns bons tempos! :S


05 março, 2007

A invasão...

... da violência nas escolas.
Na semana passada as agressões a professores brindaram cada um dos primeiros dias da semana. Na 4ªf já estava em grande ansiedade para ouvir os noticiários e até entrei mais cautelosa na minha escola, não fosse ser eu a vítima. Temos a mania de pensar que só acontece aos outros...

"A cada dia que passa registam-se em média duas agressões a professores nas escolas portuguesas, segundo dados apresentados pelo Observatório de Segurança Escolar. Para a FNE, esta é uma realidade "inaceitável".
Para combater o crescente número de agressões a docentes e não docentes a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) propõe uma alteração legislativa que transforme estas agressões em crimes públicos, como já acontece em situação de agressão a agentes da autoridade e, mais recentemente, em casos de violência doméstica.Se estas agressões forem classificadas como crime público, a abertura do processo é accionada pelo próprio Ministério Público, assim que tenha conhecimento do caso, mesmo que a vítima não apresente queixa. Desta forma, como a queixa não tem de ser feita pelo docente "evita-se que o professor receba represálias", explicou o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, na conferência da I Cimeira Sindical dos Sindicatos da Educação com a Federación de Trabajadores de la Ensenanza (FETE/UGT), (...). Na opinião de João Dias da Silva, esta medida "pode fazer com que seja corrigido o desrespeito pela autoridade do professor que neste momento vigora em Portugal"."

Penso que, com as estatísticas que existem, as escolas portuguesas ainda não se podem considerar perigosas. Mas uma é coisa é certa, há sinais de alarme e as medidas que estão actualmente em vigor poderão ser insuficientes para contrariar esta tendência!

01 março, 2007

Estes miúdos são terríveis!!!

Decorria a aula de turnos (C.N./C.F.Q.). Batem à porta da minha sala.
"Sim?! Entre."
A porta abre-se, espreita o aluno C. (complicadíssimo - 2 vezes suspenso) e diz: "Oh P. vem ali à professora de C.N. que ela está a chamar-te."
Eu, que estou sempre com as "armas a postos", estranhei e disse:
"O P. não vai a lado nenhum. Se a prof. quer falar com ele, ela que venha cá ou que peça à Sra. funcionária que o venha buscar."
"Ah hmm dá aí um lenço de papel, acho que ela queria pedir-te um lenço de papel." Pegou no lenço e fechou a porta.
Estranho, não acham?! Eu também achei! No final da aula, falei com a colega: é óbvio que ela não sabia de nada.
Ainda estamos a tentar descobrir se o C. saiu da aula sem que ela visse ou se foi fazer aquela gracinha antes de ir (ATRASADO, para não variar) para a aula.

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Já conhecem o Joãozinho?! :)

"A professora ao telefone:

- Está bem , eu tomo nota ... O Joãozinho não pode vir às aulas hoje porque está com gripe ... Já agora, quem é que está ao telefone ?

- É o meu paizinho, Sra Professora !"

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SER PROFESSOR É ESTAR SEMPRE ALERTA E PREPARADO PARA TUDO!

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