26 fevereiro, 2007

As mãos também falam

As minhas mãos já falam algumas coisitas :)
Continuo na formação de Língua Gestual Portuguesa; pouco assídua, devido às 1001 reuniões que tenho marcadas - tristemente, muitas delas coincidem com a formação. Mas, segundo a formadora, "apanho" bem as revisões e vou conseguindo acompanhar! :)
Uma das últimas reuniões que tive foi a reunião do NACDA (Núcleo de Apoio a Crianças com Deficiência Auditiva). Os coordenadores do NACDA, alertaram os professores para o facto de estes alunos terem poucas expectativas para o seu futuro, de pensarem que não se vão integrar na sociedade, de dizerem que percebem quando, na realidade, não perceberam nada.
Só para terem uma ideia, estava a explicar a alunos surdos do 7º ano o que é a massa de um corpo e que a mesma se determina com uma balança; perguntei se perceberam ao que todos responderam que sim. Para testar, perguntei, então, se sabiam o que é uma balança. Ninguém soube responder!!! Tive de fazer um desenho de uma balança de casa de banho com um menino em cima e uma balança de cozinha com fruta, com os valores da massa, em Kg. Ficaram espantados: não sabiam (ou não se lembravam...) que aquele objecto se chamava "balança". Conclusão: estes meninos, têm muitas dificuldades em interpretar uma simples frase porque nem sempre conseguem associar a palavra ao seu significado. Mas eles dizem sempre que percebem, com vergonha de dizer o contrário.
a
Deixo-vos a frase que os coordenadores do NACDA nos deixaram:
"Pior do que a surdez de ouvido é a surdez de espírito."
a

22 fevereiro, 2007

Mais um anito :)

A velhice é terrível!...
Os movimentos incessantes, de rotação e de translação, do planeta são as causas do aparecimento de rugas. Não sabiam?! Acabei de reflectir sobre isso! hehehe Mas nada que uns cremezinhos não resolvam!!! E, pelo que dizem, os meus até são bastante eficazes! ;)
Um OBRIGADA muito grande aos meus pais que me colocaram no Mundo (ainda bem que não decidiram abortar!) e que são responsáveis pela pessoa que sou hoje! Parabéns para eles!




Lá vou eu soprar mais uma velinha!

18 fevereiro, 2007

E o CARNAVAL está aí


Vamos colocar a máscara do descanso e tentar gerir ao máximo o tempo, de forma a podermos ter uns intervalos de relaxamento entre a preparação de aulas, a preparação de reuniões intercalares, a correcção de testes, enfim...

O descanso é mesmo uma máscara!...

Muitas partidas canavalescas para todos! :)

13 fevereiro, 2007

Algum(?!?) desânimo

Esta chuva e o céu escuro tornam ainda mais cinzento o meu espírito. Estou bastante desanimada. Acabei de corrigir os testes das minhas 5 turmas e o resultado foi um escândalo: 3 positivas numa turma, 5 positivas em duas outras, 4 positivas noutra e 17 positivas numa outra. Só esta última para me dar um pouco de ânimo. Numa turma do 9ºano, a "tal turma" complicada, foram entregues 8 testes praticamente em branco. Mais trabalho: tirar fotocópias dos testes, fazer relatório, enfim...
Pergunto-me muitas vezes o que andam estes miúdos aqui a fazer. Não trazem material para as aulas e estão pouco importados se, por isso, têm falta de material - "O que é uma falta de material?! Em que é que isso me afecta?!?" é o que a sua expressão do rosto mostra quando ouvem o "sermão" da professora. Não passam os apontamentos escritos no quadro e, quando a professora detecta e dá "sermão", começam a escrever algumas palavras numa folha que pedem emprestada a um colega com uma caneta igualmente emprestada. Quando a professora vira costas entram novamente numa conversa animada virados para trás e com o pé apoiado na cadeira do lado.
"Só venho às aulas para não ter falta" - ouço muitas vezes - "Teste? Só vou lá assinar". E não me venham dizer que têm situações familiares complicadas pois estas frases saem da boca de, por exemplo, da filha de uma funcionária (que esconde do marido o dia-a-dia da filha). A mãe não dá educação e inibe o pai de a dar. Aii que raiva! E se fosse só a filha dela... há muitas outras (matulonas de 14/15/16 e até 17 anos) assim.
Sei perfeitamente que na minha escola há muitos miúdos que têm situações familiares complicadas mas o que é certo é que muitos dos casos de falta de educação, falta de princípios, falta de valores, falta de respeito e... falta de muita coisa, vêm de alunos com situação familiar "menos má". O que pensam estes pais acerca dos filhos?! O que esperam deles, da escola, da vida?
O que ando eu aqui a fazer? Ensinar quem não quer ser ensinado? Obrigar miúdos a aprender o que eles não querem e que acham que não lhes serve para nada? Para quê?! Podíamos fazer todos umas feriazinhas e voltar no final do ano. Sim, voltávamos no final do ano para preencher a papelada e passar estes "amores" todos. É o que eles pensam: "para quê estudar agora, cansar o cérebro, se, daqui a uns mesitos, passamos todos?! Estes professores até metem n..jo! Que chatos! Deviam desaparecer todos!"
Bom, comigo não contam, certamente, que eu não compactuo com estas coisas!

09 fevereiro, 2007

Para rir um pouco :)

Depois de uma semana super cansativa: uma recuperação lenta da minha saúde; muitas participações disciplinares, relatórios de aula, testes entregues em branco, comentários de alunos tipo: "só venho à aula para não ter falta", "Só vou ao teste assinar", reuniões, grelhas de reajustamento de planificações (por causa da inspecção), enfim...
Cá estou eu a rir um pouco com o email que uma colega me mandou e que vos deixo :)
"A Sr.ª Ministra da Educação entra na clínica onde tinha marcado uma consulta de cardiologia. Após cerca de uma hora de espera é chamada ao consultório, dizendo-lhe o médico de imediato:
- Por favor dispa-se e abra as pernas. Espantada, a nossa "tia Milú" responde:
- Mas, Sr. Dr. ... Eu marquei uma consulta de cardiologia. E o médico esclarece-a escorreito:
- Eu sei, minha senhora, mas eu estou em substituição e sou o ginecologista.
Comentário: Era bem feito... Sempre era uma forma de dar uso àquilo... hihihi"
P.S. Mudei o meu blog para beta (ou o raio, que não percebi) e, como podem ver, perdi a minha foto de "Margarida ginasta" :( Enquanto eu não a recupero (se é que vou conseguir...) arranjei esta. Espero não ter perdido mais nada...

04 fevereiro, 2007

Uma semana complicada...

Não sei como aguentei esta semana...
Uma espécie de gripe que não me larga há duas semanas agravou-se nesta última. Andei a arrastar-me pelas aulas. A preparação dos testes e esclarecimento de dúvidas na primeira metade da semana e a realização dos mesmos na segunda metade da semana foram motivos para que não faltasse às aulas. Eu, que tenho fobia a médicos, fui obrigada a recorrer à urgência na 6ªf à noite. Estou medicada mas isto não está nada bem!
A par disto os meus alunos andaram com um pouco mais de "gás" esta semana (se é que isso é possível). Vi-me obrigada a fazer um relatório disciplinar - que ainda está em fase de conclusão - de uma aula, para não estar a fazer um monte de participações disciplinares.
A acompanhar este desgaste uma reunião geral de professores, para "animar o pessoal", e ainda uma reunião de Conselho Disciplinar (extra aquelas 21 reuniões que eu tinha agendadas). O aluno suspenso voltou e... bem, não vos digo se está pior ou melhor. Talvez para a semana tenha uma opinião formada! (LOL)
A outra aluna - o "camião de má educação" - anda a ser levada na base da chantagem pelo C.T. porque aprontou uma tal que se ela não se porta bem a "bófia" é chamada ao barulho! E, imaginem, desta vez ela teve medo! (lol)
E, para terminar, uma pilha de testes para corrigir (uns cento e tal, SÓ) que eu vou tentando despachar no meio da sinfonia da minha tosse e de algumas dores de corpo.
Melhores dias virão, espero!