29 dezembro, 2006

Vem aí...

imagem gamada daqui

...O NOVO ANO! :)
Dado que vou rumar a Sul par festejar a chegada do NOVO ANO, deixo aqui, hoje, a minha mensagem:
Espero que entrem em 2007 da melhor maneira! Não se esqueçam de comer as doze passas e de brindar! :)
Que o NOVO ANO traga ventos de sucesso para todos!
Até para o ano :)

27 dezembro, 2006

Já passou...

E aquele dia pelo qual todos esperávamos já pertence ao passado. A vida é assim... Feita de coisas efémeras. E quanto melhores são, mais efémeras são. Já dizia o ditado: "O melhor da festa é esperar por ela"! Agora resta-nos liquidar com os restos de doces e comidas e esperar que a nossa saúde não diminua de qualidade depois da ingestão de tamanha quantidade de ... exageros (é melhor chamar-lhe assim) :)
Pela parte que me toca, recomecei o trabalho (sim, porque, para mim, as férias são sempre pseudo-férias): voltei a pegar na minha tese de mestrado e comecei a preparar as aulas do 2º período.
Ahh e claro que não me esqueci da próxima festa!... :) Aproxima-se o Novo Ano que deve ser recebido em GRANDE!
Já pensaram para onde vão?

22 dezembro, 2006

............. * FELIZ NATAL * ............



Quero desejar a todos um FELIZ NATAL!!!

Espero que o "velhinho das barbas" vos deixe no sapatinho todos os vossos desejos!

Aproveito para dizer um OBRIGADA a todos os que visitam este meu cantinho e deixam mensagens! :)

TUDO DE BOM!!!


19 dezembro, 2006

Finalmente terminaram!

As reuniões do final do 1º período já lá vão... FINALMENTE!
Muitas notas atribuídas, muitas situações discutidas e a sensação péssima de ter de justificar mais de 50% de níveis inferiores a três, em três das minhas cinco turmas! Como devem imaginar, fiquei bastante triste pois nunca tinha tido um período tão mau na minha vida profissional... Ainda mais triste é que não fui só eu a ter de fazer tal justificação, a maioria dos colegas teve de a fazer! Os alunos são fraquíssimos e desinteressados, têm inúmeros problemas e causam variadíssimos problemas: em vez de ensinar, os professores vêem-se constantemente a gerir conflitos! Só para terem uma ideia, numa das minhas turmas, foram feitos 15 planos de recuperação!
Como as reuniões são demoradas e consecutivas, valem-nos os Directores de Turma (aqueles pobres colegas a quem o Conselho de Turma dá inúmeros papéis que não servem para nada, só para destruir florestas) que levam para as reuniões uns bolinhos, bolachinhas e suminhos para entreter o estômago a quem não se levanta da cadeira 6h seguidas - são uns queridos!
A mim, coube-me a tarefa de secretariar uma reunião. Desde que comecei a leccionar que me cabe esta tarefa todos os anos! Antes ser secretária do que D.T.! E lá fui eu, de portátil em punho, para a reunião (abençoados portáteis!) prontinha para fazer a acta e lê-la logo no final da reunião. Eu bem tentei ... "quais são os alunos que são propostos para A.P.A.?" - D.T.: "passamos à frente, eu já tomei aqui nota, depois arranjamos isso"... Eu: "Quais são os alunos que têm plano de recuperação?", D.T.: "eu tenho aqui, depois digo-lhe". Eu lá fui tentando anotar o máximo que conseguia... e, assim que acabou a reunião, todos se levantaram e até a D.T. disse: "não faço mais nada hoje, estou farta disto!". Bom, eu acredito que sim!.. Eu também estava! E, como ela não levou bolinhos, a fome também apertava... fomos todos embora, a acta ficou para...
Ficou para hoje e tive de andar atrás dela e esperar, esperar, esperar, para terminar a acta, porque sua excelência tinha muitas coisas para fazer, só não tinha tempo para terminar a acta! Uma destas nunca me tinha acontecido, queria terminar a acta amanhã ao fim da tarde!!!
Acham que sim?! Dali não passou ou então fazia-a ela!

12 dezembro, 2006

Sem tempo...

TESTES
AVALIAÇÕES
REUNIÕES
Estou mesmo sem tempo para fazer o que quer que seja!... Tenho testes e mais testes para corrigir e amanhã, sim, amanhã, ainda vou dar teste a mais três turmas! Não houve outra hipótese, dado que a colega que estou a substituir não tinha os testes marcados, só os marquei quando cheguei à escola (há +-3semanas atrás), e a única hipótese era dá-los amanhã.
Além disso, tenho mais um problema: "desapareceu" o teste de uma aluna, dado pela colega que estou a substituir. Versão da aluna: a professora perdeu-o; versão da colega: é impossível tê-lo perdido pois coloquei-os todos no mesmo sítio. (aqui para nós, que ninguém nos ouve, provavelmente a aluna não lho entregou. Sim, porque estes alunos são uns mafiosos!..)
O mais inadmissível da situação é que a colega, quando descobriu a irregularidade, não agiu imediatamente, dando-lhe outro teste e, além disso, não me informou do que se estava a passar - fui apanhada de surpresa pela aluna, quando esta me confrontou com a situação! Amanhã os pais dela vêm à escola reclamar que o teste da filha foi perdido! Sim, para reclamar, servem, mas para educar os filhos, transmitir-lhes princípios, valores, normas e regras de vivência em sociedade, estão muito ocupados!.. E quem vai ter de resolver o problema?! EU!
Ai onde eu vim parar!...

06 dezembro, 2006

NACDA

Esta é uma palavra nova que aparece algumas vezes no meu horário, nesta nova escola.
Sabem o que significa? Provavelmente nem todos sabem... Eu própria não sabia.
NACDA: Núcleo de Apoio a Crianças com Deficiência Auditiva.
Para mim, esta é uma nova experiência e que, desde já vos digo, está a ser fantástica!
Tenho quatro alunos surdos nas minhas turmas do 7ºano, distribuídos assim: um aluno surdo e autista numa das turmas, noutra turma tenho dois alunos surdos e mais um noutra turma. Numa das turmas do 9ºano tenho dois alunos surdos. Além das aulas normais a que todos assistem, tenho uma hora de apoio, por semana, com cada grupo/turma.
Apesar de, no início, ter a sensação horrível de querer falar e não poder, o que me deixava um pouco frustrada, agora estou a habituar-me ao facto de não poder falar (ou melhor, poder mas não valer a pena) e ter, sim, de fazer gestos e desenhos.
Acho que os resultados estão a ser bons :) Tenho um carinho muito grande pelos meus meninos!
Hoje, à saída da aula, o meu menino surdo e autista agarrou-me na cabeça e deu-me 2 beijinhos. Fiquei tão contente!!!...
É claro que já estou a fazer uma formação em LGP (Língua Gestual Portuguesa) e já sei gesticular muitas coisas!!! :)
(Assim que terminar este post vou gesticular os vossos nomes para praticar!) heheh
Quem gostar de saber mais sobre o assunto pode consultar a página de um colega nosso que é surdo, Francisco Goulão, e ver as bonitas histórias feitas por si, em L.P. e L.G.P., como por exemplo, "As lições do surdo Toni" e "A vida dos surdos".
Não deixem de visitar o seu blog!

02 dezembro, 2006

Reflectindo sobre a indisciplina

Apesar de este fim de semana ser maior, de proporcionar o descanso, de permitir uns passeios e também fazer as comprinhas de Natal, não me consegui alhear dos problemas de indisciplina dos meus alunos. É verdade! A indisciplina é algo que me preocupa bastante pois, para além de ter proporções como eu nunca vi em escola nenhuma, não permite que eu faça aquilo que eu realmente gosto: ensinar!
Já tive momentos em que quase me descontrolei!... Faltou o quase.
Sei que os meus colegas vivem o mesmo que eu. Uns estão mais "vacinados" (os que estão na escola há alguns anos) do que outros (os novos na escola, como eu). Mas sei que, infelizmente para a educação, todos vivem diariamente momentos que podem ser exageradamente ilustrados pelo cartoon:

Imagem tirada daqui.

Neste momento estou a tentar ler o mais possível sobre o assunto. Espero, de alguma forma, encontrar ajuda, se é que isso é possível.

Leiam, por exemplo, aqui sobre indisciplina.